segunda-feira, 9 de abril de 2012

CRIANÇAS X CHOCOLATE. É PRECISO NÃO EXAGERAR.

   Se manter distância dos chocolates durante o ano já é uma missão bastante difícil, o que dizer na época mais doce do calendário,onde a delicia feita de cacau está por todas as partes em apelos dos mais variados entre cores e sabores, que mexem com a nossa " gula".

   A Páscoa foi ontem, almoço e claro muitos chocolates, com seus sabores ,cores ,benefícios e riscos se consumido de uma só " bocada".

    Já falamos que o chocolate trás benefícios para a saúde ,que é rico em sais minerais e vitaminas além de ser um importante produtor de  energia.

    Mas como tudo em excesso faz mal, com o chocolate não é diferente e é necessário tomar cuidado especialmente com as crianças.

    Abril apesar de ser outono ainda é um mês quente e o chocolate quando consumido em grande quantidade pode causar diarréias e dificuldades de digestão, que por sua vez podem levar a um quadro de vômitos, ou seja: quem vai correr o risco de uma desidratação?

   Outro problema com o excesso de chocolate pelas crianças é a alergia á lactose,bem como a alergia a corantes encontrados nos ovos coloridos e de sabores como morango, laranja, maracujá e cereja entre outros.


   A má digestão se deve ao fato do chocolate ser rico em gordura e carboidratos.

   Mas não há razão para desespero, afinal, podemos encontrar alternativas bem viáveis e que não farão mal aos pequeninos.

    No caso de crianças menores de 2 anos de idade brinquedos podem ser uma boa opção se juntarmos um bombom.

  Para os maiores de 2 anos recomenda-se 2 bombons ( 25g ao dia), já a galerinha maior de 5 anos pode consumir entre 100 e 130 g de chocolate ao dia ( o equivalente a meia barra pequena de chocolate ).

    Outra boa pedida? Use da criatividade, misture chocolate em bolos, sirva em coberturas leves ou em sorvete. Mesmo assim, com moderação.

      Bom chocolate para você.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário