domingo, 22 de abril de 2012

CORANTES: PERIGO COLORIDO.

    O que nos leva a pensar que prateleiras coloridas, saborosas e cheirosas podem causar alergias e até câncer ?

    Pois é,mas a verdade é que os corantes artificiais estão presentes em praticamente todos produtos industrializados e as razões são variadas : acrescentar cor natural aos alimentos, colorir de maneira uniforme os produtos de matérias primas variadas, dar uma tonalidade mais saborosa aos alimentos, acrescentar cor aos alimentos incolores, entre outras.

   O fato é que os corantes estão nos refrigerantes, sucos, pós de gelatina, biscoitos, sorvetes, iogurtes,balas ,pirulitos e gomas de mascar e até em remédios.

     Ao redor do mundo a Organização Mundial de Saúde- OMS, já " baniu" corantes de alguns produtos e aqui no Brasil a ANVISA é responsável por monitorar o uso de corantes e conservantes.

    De acordo com a ANVISA, a regularização do uso de aditivos como corantes aos alimentos faz com que os mesmos sejam usados com mais cautela e respeito aos limites não prejudiciais á saúde.

   Mas quer saber alguns efeitos dos corantes: No caso do corante amarelo ( INS -102) que possui Tartrazina em sua fórmula e é inclusive usado em remédios ( onde os sintomas podem ser facilmente confundidos com efeitos colaterais do medicamento), as pessoas podem apresentar náuseas, vômitos e manchas pelo corpo. A Tartrazina tem efeito cumulativo e é cancerígeno.

     Outros corantes azuis,vermelhos, verdes entre tantos, podem causar hiperatividade em crianças, alergias respiratórias, asma, urticária, angioedema, distúrbios gastrointestinais e até hipertireoideismo.

     Então, como olhar para balas, refrigerantes, iogurtes e tantas guloseimas coloridas, com os mesmos olhos sem malícia?

    Sabemos que não há como evitar o consumo dos corantes, mas também temos consciência de como é importante reduzir a ingestão dos mesmos e quem sabe ir substituindo os corantes artificiais pelos naturais.
    Pense nisso.

   OBS: Acompanhe outras notícias de saúde no site www.ururau.com.br / Coluna Falando em Saúde e pela Tv Litoral ( canal 20 viacabotv) no Programa Falando em Saúde.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário