Sabe aquele velho ditado " um raio não cai duas vezes no mesmo lugar"? Mentira.
De acordo com o INPE ( Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) um raio pode cair e cai mais de duas vezes no mesmo lugar e tem várias chances de cair muitas vezes em um mesmo objeto com característica de concentração de carga.
Pois é, uma prova viva literalmente falando sobre isso é o jovem britânico Matt Wilks, de 19 anos que foi atingido duas vezes ao mesmo tempo por raios,na cabeça.
O incidente aconteceu na Ilha de Wigth em Ryde, quando Matt foi ao quintal mostrar a mãe um chapéu de guarda-chuva ( ou seria um para-raios?),que usaria em uma festa.
O rapaz relatou ter sentido uma sensação estranha e forte na cabeça, foi ao hospital e milagrosamente está ótimo.
Segundo o Jornal britânico Mirror News, os médicos o aconselharam a comprar um bilhete de loteria,tamanha sorte do rapaz. Que bom.
Mas como nem todos possuem essa sorte, e o Brasil é o país com maior incidência de quedas de raios, é bom nos prevenirmos.
Quando um raio se forma a descarga elétrica é muito forte e ocorre entre certos tipos de nuvens,podendo atingir o solo e colocar em risco vidas humanas e de animais,além de danificar redes elétricas.
Existem algumas dicas que podem salvar vidas no caso dos raios riscarem o céu.
Em casa é importante : evitar banhos de chuveiro e o manuseio de torneiras elétricas,bem como evitar contato com objetos de estrutura metálica ( fogão,geladeira, canos de aço,tesouras,facas,etc),é recomendado se afastar de tomadas e não usar telefones, desligar aparelhos eletroeletrônicos e permanecer dentro de casa durante a tempestade.
Mas se a tempestade chega de surpresa e estamos na rua, o INPE orienta a evitar contatos com objetos metálicos ou elétricos, como cercas,portões e rede telefônica, se estiver no mar,piscina ou em qualquer local com água deve-se sair imediatamente pois o espelho d'água atrai raios, nunca se deve buscar abrigo sob árvores e nem andar em locais descampados e sim procurar ficar em locais como prédios e carros ( fechados) por exemplo.
No Brasil os estados com maior incidência de quedas de raios são os da região sudeste Rio de Janeiro,São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, seguidos pelos estados de Amazonas,Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Pois é todo cuidado é pouco com os flashs do céu, nunca sabemos onde poderão cair.
Nenhum comentário:
Postar um comentário