domingo, 15 de abril de 2012

MAIS ATENÇÃO AS VÍTIMAS DE AVC.

   O Ministério da Saúde ( MS) publicou no dia 13 último a portaria 66/2012, determina mais assistência a vítimas de Acidente Vascular Cerebral ( AVC) Isquêmico ou Hemorrágico.

   O AVC é uma das mais importantes causas de morte em todo mundo.São cerca de 16 milhões de novos casos registrados por ano, deste total 6 milhões de pessoas morrem vítimas da doença.

   No Brasil em 2011 foram registradas, segundo o Ministério da Saúde, 172.298 internações devido aos 2 tipos de AVC, desse total 99.150 pessoas morreram.

     Com a publicação da nova portaria, o MS quer implantar assistência integral pelo SUS,com aumento de número de leitos, serão mais 1.225 em toda rede até 2014,em um investimento de R$ 437 milhões,além de outros R$ 96 milhões que serão utilizados para implantar a trombolítico alteplase e também no fornecimento de serviços de reabilitação para as vítimas da doença.

    A medicção alteplase é de fundamental importância para pessoas que sofrem um AVC ísquêmico agudo,pois é administrado por via endovenosa, percorre o sistema circulatório e chega ao coágulo cerebral que impede o fluxo sanguíneo, desfazendo-o, dessa maneira a circulação de sangue no cérebro volta ao normal e o paciente corre menos risco de morrer e de apresentar sequelas.

   Com a implantação do novo programa para vítimas de AVC, o governo busca reduzir em 31 % as sequelas, 18 % a mortalidade e atpe 29% dos casos de dependência de outras pessoas para cuidar de quem sofreu o derrame.

     Uma ótima notícia e sem dúvida muito bem-vinda.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário