segunda-feira, 16 de abril de 2012

SEJA AMIGO DA SUA VOZ, VOCÊ PRECISA DELA.

   Hoje é o Dia Mundial da Voz e por todo o Brasil Fonoaudiólogos estão empenhados em conscientizar as pessoas para a importância de cuidar da voz.

   A voz é a base da comunicação e interação entre as pessoas no dia a dia,uma vez comprometida ocorre a diminuição da qualidade de vida e expressão.

   De acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia entre 5 e 8% da população apresenta alguma dificuldade em relação a voz, seja rouquidão, cansaço ou mal uso das cordas vocais.

  O tema deste ano é " Seja amigo da sua voz", e tem por objetivo mostrar as pessoas como cuidar da voz ,detectando precocemente doenças que podem colocar em risco a voz e a vida.

   Os profissionais que utilizam a voz em maior escala tem um maior comprometimento e consequente maior risco de desenvolver problemas, são músicos, cantores,professores, atendentes de telemarketig e jornalistas entre outros. Nesse grupo pelo menos 25 % apresenta problemas relacionados a voz.

  Um alerta de doença que precisa de diagnóstico precoce é rouquidão por mais de 15 dias, diferença no timbre da voz como parecer mais fraca, cansada ou tensa.

  Cuide de sua voz,com ela você pode cantar de alegria , conversar com seus amigos e dizer aos filhos ,pais, irmãos e ao ser amado que os ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário