domingo, 29 de abril de 2012

OS NOSSOS CHUVISCOS DE CADA DIA.

   Campos dos Goytacazes é uma cidade famosa por muitas razões: bacia petrolífera,maior cidade do Estado do Rio de Janeiro, maior valor de Royaltes, mas nada, absolutamente nada tira de nós a fama conquistada com o delicioso chuvisco.

   Um doce amarelinho, em forma de gota, que leva na receita ovos,açúcar e afeto entre outros ingredientes além de dar fama a Campos, é uma sobremesa que não pode faltar nas mesas de festas .

   Seja em calda, cristalizado,recheado com passas, nozes ou cereja, não importa o chuvisco é sempre uma delícia.

   O doce deu prestígio à Campos,mas é original da culinária Portuguesa, diz a história que era o doce preferido de D.Pedro I

   Foi pelas mãos talentosas da maior doceira de Campos que o chuvisco cresceu e apareceu. Mulata Teixeira foi a primeira a executar a receita que passa de geração á geração e já viajou o mundo.

   Nos dias de hoje ainda existem doceiras que fazem chuvisco, há uma fábrica que comercializa em média escala , afinal raros são os visitantes que passam pela planície Goitacá e não saboreiam e levam na bagagem o saboroso " pingo de ouro"

   E como hoje é domingo, entre feriado prolongado, uma doce e deliciosa sobremesa como o chuvisco cai muito bem, não é não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário