sábado, 14 de abril de 2012

RIO DE JANEIRO UNIDO CONTRA O CRACK.

  A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro aderiu ao Programa do Governo Federal : " Crack,é possível vencer".

   O objetivo do programa do Ministério da Saúde, é aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas,bem como o enfrentamento ao tráfico e a ampliação das atividades de prevenção.

  Hoje já se sabe que o crack é a droga mais devastadora do século,com cerca de 1,2 milhões de usuários de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE), sendo 40% mulheres grávidas.

  Os principais usuários da droga são adolescentes e adultos jovens,das classes C e D,que tem contato com o crack por volta dos 13 anos de idade.

  O crack não é um sub-produto da cocaína e sim uma forma impura da droga .

  A mistura de pasta de cocaína e bicarbonato de sódio saí com baixo custo para o usuário, além de oferecer um " barato" rápido,uma vez que a queima da fumaça do crack chega ao Sistema Nervoso Central - SNC em apenas 10 segundos e devido a grande área de absorção pulmonar o efeito dura em média 3 a 10 minutos, quando se passa da euforia á depressão,com alucinações e paranóias.

  Passado o efeito do " barato", é hora de recomeçar a usar o crack para ir mantendo a euforia, razão pela qual a droga vicia tão facilmente, quanto mata.

  No Brasil o crack e as demais drogas já são considerados problemas de saúde pública.

  Está na hora do país dizer basta de drogas!

  Nossas crianças estão se matando, a criminalidade é crescente e as famílias estão sendo devastadas pelas drogas.

   Um bom exemplo da Prefeitura do Rio de Janeiro que deveria ser seguido por todas as prefeituras do país.


   Obs: Acompanhe outras matérias de saúde na Coluna Falando em Saúde :www.ururau.com.br. e também pela Tv Litoral ( canal 20 da viacabotv) Programa Falando em Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário