O Hemocentro de Campos, localizado no Hospital Ferreira Machado, está mais uma vez pedindo doações de todos os tipos de sangue.
A necessidade de manter o estoque de hemoderivados em alta, se deve ao fato do Hemocentro atender além dos hospitais de Campos, a outros 16 municípios do Norte e Noroeste Fluminense.
Os hemoderivados, sangue, plaquetas e plasma, são enviados aos hospitais para suprir a necessidade de pacientes vítimas de acidentes, cirurgias eletivas e de urgência. Razão pela qual a baixa no estoque é uma enorme preocupação.
Para que o estoque do Hemocentro se mantenha com bom índice é necessário que aconteçam 70 doações por dia e atualmente apenas 20 são realizadas.
É importante lembrar que não há riscos na doação e que para cada bolsa coletada,pelo menos 4 vidas podem ser beneficiadas, sem que o doador sofra qualquer tipo de problema. Cada pessoa possui em média 5 litros de sangue, na coleta apenas 450 ml são retirados, ou seja, apenas 10% do sangue total.
Para doar basta seguir alguns critérios:
- Ter idade entre 18 e 67 anos ( 11 meses e 29 dias), em caso de doadores com idade entre 16 e 18 anos há um formulário de autorização dos responsáveis para ser assinado.
-Estar em boas condições de saúde.
- Pesar no mínimo 50 Kg.
- Evitar ingerir alimentos gorduros por pelo menos 4 horas antes da doação.
- Evitar consumir bebida alcóolica nas 12 horas que antecedem a doação.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde ( OMS) existem 92 milhões de doadores no mundo.
O Minsitério da Saúde informa que 1,9 % dos brasileiros é doador, e que se cada uma dessas pessoas doassem ao menos 2 vezes no ano, não haveria baixa nos hemocentros.
Compareça ao Hemocentro do HFM,leve um documento de identidade e faça sua parte.
SEJA UM DOADOR : NÃO DÓI E SALVA VIDAS!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário