Entra ano e saí ano a dengue continua matando e fazendo milhares de vítimas pelo Brasil afora.
Apenas nos primeiros 3 meses do ano de 2012 ( entre 1º de janeiro e 31 de março) foram registrados no Rio de Janeiro 20 mil novos casos de dengue, com 2 mortes pelo sorotipo 4.
No Espírito Santo também já há registro de 3 casos de dengue pelo sorotipo 4.
Em Campos dos Goytacazes o aumento de casos de dengue também está procupando a população e as autoridades, na última semana de março, o secretário de Saúde Geraldo Venâncio informou que já chega a 60 o total de casos da doença na cidade, com prevalência do sorotipo 1.
Estar atentos aos sinais e sintomas da dengue é vital, uma vez que a doença pode ser confundida com viroses ou mesmo com um quadro de gripe.
Mas se você ou algúem próximo apresentar intensa dor de cabeça, dor periorbital ( na região dos olhos), febre alta que pode chegar a 39º / 40 º, dores musculares ou nas articulações, náuseas, vômitos, diarréia , dor abdominal ( muito comum em crianças) e manchas avermelhadas pelo corpo, não espere, procure um médico ou o Centro de Referência da Dengue ( em Campos, anexo ao
Hospital dos Plantadores de Cana)
Nos casos de dengue hemorrágica, além dos sintomas acima devem ser observadas hemorrágias nasais,gengivais, urinárias, uterinas ou gastrointestinais. Nesse tipo de dengue quando a febre baixa, geralmente a Pressão Arterial também caí, podendo levar a tonturas,quedas e óbito por choque devido a perda de sangue.
Após a picada da fêmea do Aedes aegypti ( odioso do Egito na tradução do latim),os sintomas podem levar de 3 a 7 dias para se manifestarem e o período de incubação pode ser de até 15 dias.
O tratamento é á base de repouso, hidratação e anti térmicos ( prescritos pelo médico, não se auto medique jamais).
É preciso estar de olho nos possíveis criadouros dentro de casa,já se sabe que nas residências se concentram 80 % dos focos.Então, dedique 10 minutos de sua semana para combater a dengue.
OBS: Acompanhe também notícias de saúde no site www.ururau.com.br ( coluna Falando em Saúde) e pela TV Litoral ( canal 20 da viacabo Tv no Programa Falando em Saúde).
Nenhum comentário:
Postar um comentário