segunda-feira, 2 de abril de 2012

AUTISMO: SER DIFERENTE É NORMAL.

   Hoje está sendo comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado pela ONU em 18 de dezembro de 2007,com o objetivo de esclarecer a população sobre a doença que afeta hoje cerca de 70 milhões de pessoas em todo mundo.
    De acordo com a Revista Autismo,no Brasil  a população de autistas hoje é de 2 milhões de pessoas
entre crianças, adolescentes,jovens e adultos.
  O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento,que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, a socialização ( dificuldade de estabelecer relacionamentos) e a resposta esperadas ao ambiente.
  É uma desordem que faz parte do grupo de síndromes, chamada de Transtorno Global do Desenvolvimento ( TGO), que atualmente já é diagnosticada antes da criança completar dois anos de vida.
  Muitas crianças e adolescentes apesar de autistas apresentam inteligência e fala intactos, outras apresentam problemas no desenvolvimento da linguagem, ainda há casos onde o autista parece distante,fechado em um mundo próprio, preso a padrões comportamentais distintos.

 A esses diferentes comportamentos dá se o nome de Espectro Autista.
   Mas que ninguém duvide jamais da capacidade dos autistas, muitos adultos são capazes de ter sucesso em várias áreas profissionais.

   Um filme que marcou a história do autismo foi Rain Man, exibido em 1988,com Tom Cruiser e Dustin Hoffman. No enredo Charlie Rabbit ( Cruiser) lutou pela guarda do irmão mais velho,autista
Raymonde ( Hoffman), no início por dinheiro,mas aos poucos foi criado entre eles um enorme laço de amor e respeito.

   Hoje em todo mundo estarão acontecendo eventos para esclarecer sobre o transtorno e amanhã alguns pontos turísticos do Brasil serão iluminados de azul,para marcar a passagem da data, entre eles o Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário