Se ingerido pela manhã junto ao desjejum,ou em um intervalo no meio da tarde, regado a um bate-papo,não importa, a verdade é que é preferência nacional.
Uma prova disso, é o aumento de 3,11 % no consumo em 2011,de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café ( ABIC),que informa ainda que o produto está presente em 95% dos lares do nosso país.
Mas não bastassem o sabor e o aroma,a cafeína presente no produto quando consumida na quantidade recomendada pelos cientistas e estudiosos: 50 ml dia,equivalentes a 4 ou 5 xícaras, ajuda a fornecer efeitos antioxidantes através dos ácido clorogênicos, que também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
Pessoas com problemas de gastrite, úlcera ou refluxo gastroesofágico, devem reduzir o consumo da bebida,que aumenta a irritação da mucosa gástrica e piora os sintomas.
As mulheres na menopausa também devem ingerir menos café a cafeína quando consumida em
grande quantidade estimula a eliminação de cálcio através da urina e também dos ossos,o que aumenta a probabilidade de osteoporose.
Mas, discussões e estudos á parte,vamos falar a verdade,quem consegue ser indiferente a uma xícara da mais popular bebida cujo Brasil é o maior consumidor global,perdendo apenas para os EUA?!
Por ser tão importante na economia do Brasil,que é o maior produtor e exportador de café do mundo, o grão ganhou até uma data onde se comemora o Dia do Café : 24 de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário