segunda-feira, 2 de abril de 2012

O CAFÉ NOSSO DE CADA DIA.

         Não adianta, podem dizer que tomar café tira o sono,faz mal á saúde, vicia...,mas a realidade é que ninguém resiste a um delicioso cafézinho.

      Se ingerido pela manhã junto ao desjejum,ou em um intervalo no meio da tarde, regado a um bate-papo,não importa, a verdade é que é preferência nacional.

   Uma prova disso, é o aumento de 3,11 % no consumo em 2011,de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café ( ABIC),que informa ainda que o produto está presente em 95% dos lares do nosso país.

   Mas não bastassem o sabor e o aroma,a cafeína presente no produto quando consumida na quantidade recomendada pelos cientistas e estudiosos: 50 ml dia,equivalentes a 4 ou 5 xícaras, ajuda a fornecer efeitos antioxidantes  através dos ácido clorogênicos, que também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
   Como tudo que se consome em excesso faz mal,o café não é exceção.

  Pessoas com problemas de gastrite, úlcera ou refluxo gastroesofágico, devem reduzir o consumo da bebida,que aumenta a irritação da mucosa gástrica e piora os sintomas.

  As mulheres na menopausa também devem ingerir menos café  a cafeína quando consumida em
grande quantidade estimula a eliminação de cálcio através da urina e também dos ossos,o que aumenta a probabilidade de osteoporose.

   Mas, discussões e estudos á parte,vamos falar a verdade,quem consegue ser indiferente a uma xícara da mais popular bebida cujo Brasil é o maior consumidor global,perdendo apenas para os EUA?!

    Por ser tão importante na economia do Brasil,que é o maior produtor e exportador de café do mundo, o grão ganhou até uma data onde se comemora o Dia do Café : 24 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário