sábado, 7 de abril de 2012

DOENÇA DA VACA LOUCA NO BRASIL ?

    Existe a suspeita de que um homem de 63 anos, de Minas Gerais esteja com a forma humana da Doença da Vaca Louca ou a Síndrome de Creutzfeldt- Jakob ( CJD).

    O paciente está internando desde janeiro e ainda não foi concluído o diagnóstico,apesar de já terem sido coletadas amostras de tecidos para biópsia na Fundação Ezequiel Dias ( FUMED), em Minas.

    De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais o paciente está infectado por um agente infeccioso composto de proteínas anormais.

   Esse agente recebe o nome de Príon e é responsável pelos casos de encefalopatias espongiformes ( tanto em bovinos,ovinos,caprinos e humanos),entre elas a Vaca Louca .

  Quando o organismo é infectado por um Príon,ocorre uma infecção generalizada do cérebro em decorrência da multiplicação da infecção em outras partes do organismo.

   Na encefalopatia espongiforme o cérebro fica com aspecto esponjoso e com sulcos irregulares.

   Os sinais da doença são: febre,perda da coordenação, insônia,perda da memória e demência. A doença não tem cura e a sobrevida varia em média entre 6 e 18 meses.

    Nos animais o contágio se dá após a ingestão de rações á base de farinha de carne e ossos de animais infectados pela doença. No caso dos humanos é necesário que se consuma a carne de um animal com a doença.

    A família do paciente preferiu não identificá-lo e contnua aguardando resultados de exames.

   A informação é do jornal Estado de São Paulo.
   

   

 

Um comentário:

  1. Boa noite Marcia,adorei seu Blog,e neste exato momento 18/07/2012 minha irmã está com a doença de Creutzfeld Jabob ,por prion, aqqui no rio de janeiro, desde outubro de 2011 ,so agora em junho consegui atravez de biopsia cerebral o laudo para um diagnostico oficial. a Patologista diz que ela tem a forma esporadica, mas a médica que acompanha o caso colocou na ficha que vai para secretaria de saude ,que é a forma variante.Gostaria de saber mais sobre essa doença, apesar de estar lendo e relendo muitos casos e conversando com medicos, não estou convencida de que minha irmã fez esta doença dentro dela por acaso,como uma mutação.ela esta demente,mas tem atitudes diferentes de uma demencia extrema, ri de coisas engraçadas,presta atenção nas conversas e as vezes responde com coerencia,anda,mas com dificuldade, le,mas não sabe pedir uma água,dorme bem,não tem convulsoes,nem mioclomias,nem cegueira, e a 3 meses atras ela estava pior, agora ela esta bem melhor.Nossa familia é bem pequena,eu (54 anos),minha mãe (80 anos),minha irmã(50),minha sobrinha(14),estamos preocupadas com o amanha,com as coisas que podem surgir que não sabemos lidar,com o tempo de vida 1,2,3,4,5 anos? é horrivel. criei uma página no facebook, lutando pela vida com amor, e meu nome é Fatima correa.agradeço se quizer entrar em contato, e nos dizer algo que possa ajudar.grata.

    ResponderExcluir