sábado, 19 de maio de 2012

VINHO: UM BRINDE A SAÚDE.

  O hábito de beber um bom vinho vem caindo no gosto do brasileiro aos poucos e para ajudar ainda mais, o preço da bebida considerada fina e dedicada a ocasiões especiais vem se mantendo regular e acessível.

   Só isso já seria razão para um gostoso brinde. Sem falar nesse climazinho frio!

  Mas o aumento gradativo da procura pelos vinhos finos ( Chilenos,Argentinos, Italianos e Portugueses), de mesa ou de garrafão,vem se tornando um fato frequentemente registrado no país da cerveja gelada e da pinga da terra.

   Os estados brasileiros que mais consomem vinho são Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro,São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo.

     Seja com queijos,pizzas ou uma boa massa, o " néctar dos deuses",é sempre um excelente acompanhamento.

    Não bastasse estar com preço bom e ser gostoso, o vinho ainda apresenta propriedades terapêuticas,desde claro, que seja consumido sem exageros.

     Desde o ano 2200 A.C, o vinho é empregado como remédio em muitas culturas,mas á partir do século XX a visão do vinho como medicamento começou a ser revista e pesquisada.

     O alcoólismo foi definido como doença e nas décadas de 70 e 80 o consumo de álcool foi fortemente atacado em campanhas de Saúde Pública.

        Entretanto, já se sabe que o consumo moderado ,cerca de 30 g dia para homens e 15 g dia mulheres, faz bem á saúde.

         A diferença entre consumo moderado e exagerado significa também a diferença entre prevenir doenças e aumentar a mortalidade.

      Alguns dos benefícios do vinho: no coração ajuda a combater o LDL ( colesterol ruim) e aumentar o HDL ( bom colesterol); no cérebro ajuda a prevenir demências, no sistema respiratório é capaz de diminuir o risco de infecções pulmonares; no trato digestivo ajuda a combater a H.pylore bactéria que causa úlcera duodenal, nos rins ajuda a evitar formação de cálculos, o vinho ajuda a evitar a anemia pois um copo de vinho tinto possui 0,5 % de ferro.

    Mas preste atenção: tudo em excesso é prejudicial á saúde,beba com moderação,o alcoólismo causa danos irreversíveis ao organismo .

     Se beber não dirija.

    No mais que tal um brinde sob as bençãos do Deus Baco?

    Saúde.!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário