Cada vez mais a ciência avança e encontra formas de melhorar a saúde e a combater doenças através de hábitos simples,como uma boa e correta alimentação,por exemplo.
Entre as novidades mais faladas da atualidade pelos cientistas, nutrionistas e nutrólogos, está o alimento nutracêutico ou funcional,como é popularmente chamado.
Para entender o que significa um alimento funcional, é preciso saber que de acordo com a Organização Mundial de Saúde- OMS, são alimentos que em sua composição contem alguma substância biologicamente ativa, que ao ser inserida na dieta, modula processos metabólicos.
Trocando em miúdos são alimentos que oferecem vários benefícios a saúde.
E eles estão por toda parte, variando desde grãos, frutas, verduras,temperos e vinho tinto.
Azeites, soja,nozes, castanhas, vinho tinto, frutas vermelhas,alho, cebola, tomate... enfim a lista é enorme.
Um dos alimentos nutracêuticos mais completos que existe, de acordo com cientistas, é a soja, que recebe o status de principal alimento funcional que pode substitur o leite de vaca,além de ajudar na reposição hormonal de mulheres e homens e ajudar a reduzir o colesterol ruim -LDL.
Mas apenas incluir no cardápio alimentos saudáveis,não é garantia de boa saúde.
É importante viver de forma adequada, se alimentar de maneira correta, evitando frituras, carnes gordurosas, tabaco, excesso de bebida alcoólica e sedentarismo, ajudam e muito a viver melhor.
OBS: Acompanhe outras notícias de saúde no site: www.ururau.com.br Coluna Falando em Saúde e pela Tv Litoral ( canal 20 da Viacabotv) no Programa Falando em Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário