A expectativa é de que no próximo dia 7 de outubro, cerca de 140 milhões de eleitores estarão exercendo seu direito a democracia em 5,5 mil municipios brasileiros.
Mas é preciso ficar alerta ao calendário: quem vai retirar a 1ª via, pedir a 2 ª ou trocar de domicílio eleitoral só tem até o dia 9 de março,para fazê-lo.
O voto é facultativo para jovens com idade entre 16 e 18 anos , para pessoas maiores de 70 anos e para analfabetos.
Mas estão obrigados a votar maiores de 18 anos e pessoas até 70 anos de idade, sendo brasileiros natos ou naturalizados,bem como Portugueses que desejarem exercer aqui o seu voto.
Normalmente de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral-TSE, em qualquer momento é possível retirar ou transferir o título eleitoral, mas em anos eleitorais como 2012, o prazo acaba 151 dias antes do pleito.
Para solicitar o título basta comparecer ao cartório eleitoral ( em Campos dos Goytacazes, no Palácio de Mármore, antiga sede da Câmara de Vereadores), levando carteira de identidade, certidão de nascimento e comprovante de residência. Os homens devem apresentar o certificado de reservista com data de 1º julho do ano que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano que fizer 45 anos.
Mas se o desejo é transferir o domicílo eleitoral, é preciso levar os mesmos documentos acrescidos de comprovante de residência ( pelo menos 1 ano morando no local) e comprovante de votação de anos anteriores.
Não são aceitos passaporte e carteira de motorista.
E não se esqueça todos os documentos devem ter cópia e original.
Não deixe para última hora, tire logo seu título.
Nenhum comentário:
Postar um comentário