quinta-feira, 3 de maio de 2012

DISLEXIA : ENTENDENDO O PROBLEMA.

   A dislexia não é uma novidade do mundo moderno, pelo contrário foi estudada e identificada em 1881 e recebeu o nome em 1887 pelo oftalmologista alemão Rudolf Berlin, que acompanhou uma jovem de 14 anos que apresentava difulcudade no aprendizado da leitura e da escrita e ao mesmo tempo desenvolvia
 habilidades intelectuais totalmente normais em todos os outros aspectos.

   A dislexia está diretamente ligada ao entendimento do ser humano,que apresenta dificuldades na área da leitura ,escrita e soletração.

   O distúrbio cognitivo começa a ser observado ainda na alfabetização e pode levar a criança que não for diagnosticada a tempo a uma defasagem de aprendizado.

  Não existe tratamento medicamentoso para a dislexia,que apresenta como sinais e sintomas, dificuldade na  associação do som a letra ( princípio básico do alfabeto) e levar a uma troca de letras, como o B pelo D,por exemplo.

   O dislético pode escrever em ordem inversa (ovóv quando o certo seria vovó), apresentar mudança brusca de humor, facilidade de se desligar das atividades ficando " no mundo da lua",resistir para ler em voz alta e em público, além de apresentar atraso no desenvolvimento para sentar, andar e balbuciar.

  Os cientistas e psicopedagogos estudam se a dislexia é de origem neurológica ou genética e avaliam situações de diagnóstico do problema como familiaridade e idade de apresentação dos sinais e sintomas.

   Normalmente quem sofre de dislexia tem uma vida normal,faz faculdade e consegue ser bom profissional.

  O tratamento é feito através de programas desenvolvidos por psicoterapeutas ( hoje em dia presentes em praticamente todas as escolas do país), onde o dislético aprende a superar as dificuldades.

   Entre os famosos, existem alguns exemplos de sucesso quer conhecer alguns ? Tom Cruise, Whoopi Goldberg e Walt disney.

   A Sociedade Brasileira de Dislexia - ABD, oferece esclarecimentos e apoio psicopedagogico e psicosocial a pessoas que sofrem do distúrbio de cognição.

   Obs: Essa matéria foi sugerida pela leitora Janaína. Beijo e obrigada pela sugestão.

  Obs; Acompanhe outras notícias de saúde no site www.ururau.com.br na Coluna Falando em Saúde e também pela Tv Litoral ( canal 20 da viacabotv) no Programa Falando em Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário