A 14ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra gripe ,terá início de 5 de maio e se estenderá até o dia 25 do mesmo mês.
No período de 20 dias, a meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 30,1 milhões de brasileiros,em seus 65 mil postos do SUS espalhados por todo país.
O público alvo é formado por idosos, gestantes, crianças entre 06 meses e dois anos de idade, profissionais de saúde, população indígena e os cerca de 500 mil presidiários existentes no Brasil.
A inclusão dos presidiários na campanha de vacinação,de acordo com o Ministério da Saúde tem por objetivo garantir o direito dos detentos. Grupo vulnerável a doenças respiratórias, devido as condições de confinamento.
Os detentos além da vacina de gripe vão ser imunizados também contra hepatite.
O dia D da campanha será 05 de maio, quando haverá uma mobilização nacional das 08;00 ás 17;00 horas.
O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações em consequência da infecção pelo vírus da Influenza.
Este ano, 96 % das doses da vacina contra influenza H1N1 foram produzidas no Brasil.
A vacina não é recomendada para quem possui alergia a proteína do ovo ( uma das substâncias que compoem a vacina) e para aqueles que apresentaram reações em vacinação anterior. Neste caso o médico deverá ser consultado.
Para o estado do Rio de Janeiro, o público alvo é de 2.773.556 pessoas a serem vacinadas, a meta é de que pelo menos 2.218.844 recebam a vacina. Serão destinadas 3.050.910 doses.
O Ministério da Saúde realiza a campanha em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde e prevê que pelo menos 80 % do público alvo seja imunizado.
Em Campos dos Goytacazes,além da vacina contra gripe, as meninas com idade entre 11 e 15 anos vão receber vacina contra HPV.
Obs: Acompanhe outras matérias sobre saúde no site: www.ururau.com.br na coluna Falando em Saúde e pela Tv Litoral ( canal 20 da Viacabotv) no Programa Falando em Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário