Na verdade todos acabam tendo o mesmo significado se pensarmos que no dia 31 estamos na véspera de acordar para um novo despertar que nasce com mais um ano.
Pode parecer confuso mas é simples.
Todas as culturas possuem um calendário anual que celebra o nascimento de um novo ano , cada povo comemora essa data de uma maneira e nós brasileiros é claro que temos um dos mais belos reveillons , afinal em todo território deste "... país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza" se enfeita o céu com fogos de artifícios e gente linda em festa e orações por um novo tempo.
No ocidente o hábito de se comemorar a chegada de um novo ano teve início no governo do imperador romano Júlio César , no ano de 46 A.C , a festa era em 1º de janeiro e homenageava o deus Jano ( que aliás dá nome aos primeiros 30 dias de cada ano).
A festa de Jano era de despedida do ano antigo e chegada do novo , ou seja , nos parece familiar.
Jano era um deus mitológico que possuia duas faces , uma voltada para o futuro e outra que comtemplava o passado.
No século 17 os franceses começaram a festejar a chegada do ano vindouro com festas chiques e em trajes de gala .
Por sua vez a Organização das Nações Unidas resolveu que o dia 1º de janeiro será sempre lembrado como uma data para Confraternização Universal e de paz entre todos os povos.
Então pronto , a data é sinônimo de festa , alegria , esperança , reuniões familiares e muitas cores.
Não sei quanto a vocês mas eu adoro o reveillon , aproveito para agradecer por tudo que vivi no ano que se despede junto aos fogos que perdem a cor após cumprirem seus papéis e enquanto eles estouram em um lindo espetáculo peço a Deus por um próximo ano maravilhoso.
Que seja sempre um novo ano em cada uma de nossas vidas , com chances de recomeçar e de acertar sempre .
Afinal , nessa noite cada desejo secreto vira um enorme pedido de presente que enviamos ao novo ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário