segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A CEIA DE NATAL .

        A ceia natalina é uma tradição que teve origem na Roma Antiga ainda na era pré cristã , quando era comemorada Saturnália uma festa em honra de Saturno que acontecia entre os dias 17 e  25 de dezembro.

       Depois disso passou a ser ligada a última ceia feita por Jesus com seus discípulos.

    A tradição da ceia foi ganhando espaço por todo o planeta e o maior objetivo é a reunião da família e dos amigos para que todos juntos possam se confreternizar em torno de uma bela e saborosa refeição.

     Na mesa frutas , carnes e muitas outras delícias ( engordantes diga-se de passagem , mas é Natal), como rabanadas , panetones e tudo aquilo que a vontade permitir.

   Mas o peru também virou uma tradição na ceia natalina , fato que se deve a tradição de servir a ave no Dia de Ação de Graças nos EUA , bem como os índios que sempre assavam perus após as primeiras grandes colheitas.

     Conta a lenda que os europeus deixavam as portas de casa abertas durante o dia e a noite de Natal para que dessa forma, viajantes e peregrinos pudessem entrar , comer e beber em uma grande confraternização.

    Algumas famílias passaram a realizar o também já tradicional almoço de Natal .

   Na verdade não importa se será ceia ou almoço , mas sim que a mesa tenha comida gostosa e principalmente bons amigos se confraternizando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário