terça-feira, 18 de dezembro de 2012

OS REIS MAGOS...

              Conta a história que três homens sairam da Pérsia para visitar Jesus Menino , após avistarem uma estrela brilhante que os guiou até a mangedoura.

          Para umas lendas os homens eram sacerdotes , para outros astrólogos ou astrônomos , ninguém sabe ao certo , mas o fato é que ficaram conhecidos como os três Reis Magos.

        São eles Baltazar ( que representa a raça negra), Gaspar ( que representa a raça amarela) e Belquior ( representando a raça branca), ou seja a união dos três significa a unificação de todos os povos.

    Os reis magos forma citados apenas no Evangelho de Mateus , como aqueles que seguiram a estrela e levaram ao Deus Menino presentes.

    Os presentes levados foram : ouro que significa a realeza e a provisão para a futura fuga de Maria e Jesus acompanhados de São José para o Egito , para escapar da perseguição de Heródes.

      O incenso também foi levado e significa a fé e o poder da oração que chega a Deus como a fumaça sobe aos céus.

    A mirra levada significava a premonição do sacrifício , martírio e morte do Cordeiro de Deus em prol da humanidade.

   O dia 6 de janeiro é dedicado aos Reis Magos pois acredita-se que nesta data eles tenham chegado para visitar a mangedoura , nesse dia as árvores de Natal são desmontadas.

   Em alguns lugares ainda existe a tradição da folia de reis.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário