quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

QUE TAL UMA RABANADA ?!

                 Como estamos em dezembro o mês mais compreensivo do ano por assim dizer , podemos fugir do regime e nos dar ao luxo de apreciar talvez com menos moderação do que deveríamos é verdade , as delícias gastronômicas que nos envolvem no clima natalino.

             Uma das receitas mais tradicionais e gostosas que não podem faltar nas ceias e almoços de Natal é ela : a sua majestade rabanada.

           Uma sobremesa gostosa , barata e simples que reune pão , gemas e pode ser frita ou assada.

         Após pronta que tal polvilhar com açúcar e canela ou regar com um pouco de mel...e então se entregar aos prazeres da boa mesa.

         A tradição das rabanadas chegou até o Brasil no início de século 19 , mas foi em Portugal que a iguaria se tornou famosa e indispensável sobremesa.

         Lá em Portugal a tradição manda que a ceia do dia da Consoada , que acontece em 24 de dezembro , como a nossa ceia natalina, reúna familiares e amigos em torno de mesa farta e com refeições reforçadas .

      A sobremesa obrigatóriamente é rabanada.

      Segundo a tradição a mesa da ceia não deve ser levantada , a louça não deve ser lavada e as sobras da refeição devem permanecer sobre a mesa pois o Menino Jesus poderá fazer uma visita e desejar se alimentar.

       Mas tradição á parte , vamos combinar que quase ninguém consegue resistir a uma rabanada crocante e quentinha para reforçar aquele super banquete de Natal.

       Então vamos a ela!
      

2 comentários:

  1. Sou sua fã.Gostei de poder te conhecer melhor através do seu blog. Um abraço. Sonia Maria Gomes Viana. (Tecnica em emfermagem no HFM)

    ResponderExcluir
  2. OLÁ SONIA, QUE BOM QUE VOCÊ GOSTA DO BLOG, FICO FELIZ EM TÊ-LA COMO AMIGA. TENHA BOAS FESTAS E UM ANO NOVO MARAVILHOSO. BJS MÁRCIA BARCELOS.

    ResponderExcluir