Quem não se lembra de já ter ouvido essa frase : " o que arde cura o que aperta segura" ?
Dita por nossas avós quando crianças nos machucávamos e precisávamos de cuidados para ficarmos bons.
Pois é , esse ditado antigo , cai como uma verdadeira luva quando o assunto em questão é a pimenta.
Claro , ela arde , queima, parece provocar um incêndio de proporções variadas em nosso organismo , a começar que os olhos lacrimejam o nariz escorre e as papilas gustativas muitas vezes parecem que vão sair da boca.
Mas prestem atenção ! A pimenta além de ser um gostoso tempero é também um importante e potente medicamento com poderes analgésicos , anti- inflamatório , antioxidante , cicatrizante , anti séptico e xarope.
Sem falar que possui vitaminas A , E e C , ácido fólico , zinco e potássio .
A pimenta ajuda a reduzir as dores de cabeça causadas pela enxaqueca , a cicatrizar feridas , a reduzir a obesidade e a hipertensão arterial , entre muitas outras propriedades.
Todos esses benefícios se devem a substância capsaicina encontrada na pimenta vermelha e na piperina encontrada nas demais pimentas.
E saibam que quanto mais ardida a pimenta mais endorfina o organismo recebe para ajudar a combater as dores.
Entre os benefícios da pimenta os cientistas destacam : melhora a digestão , ajuda a cicatrizar úlceras , atua como antioxidante , aumenta a imunidade , previne câncer , depressão , gripes e resfriados , doenças cardiológícas e circulatórias entre outra .
A pimenta é considerada como um alimento funcional ou seja tem propriedade de promover e preservar a saúde e seu principio ativo é usado em vários remédios para combater a dor.
De acordo com os estudiosos , a dose diária de pimenta deve ser de pelo menos uma pimenta malagueta pequena ao dia.
Pois então , agora que sabemos mais sobre esse remédio ardido ... vamos nos aproveitar de seus benefícios.
E cá para nós uma pimenta tem seu lugar garantido á mesa , pelo menos para mim que sou suspeita para falar pois adoro pimenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário