quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

MAIS CIGARRO , MAIS CÂNCER .


        Eu sei , falar sobre o cigarro e os inúmeros problemas que ele pode ocasionar para a saúde dos fumantes é como " chover no molhado" , aliás como me falou uma amiga outro dia enquanto fumava e eu brinquei com ela " está se matando não é ?" e ela brava me respondeu " quando vocês falam isso com a gente dá mais vontade ainda de fumar , só de raiva ".

      E lá se foi ela fumando mais uns muitos cigarros , ciente de todos os riscos que corre ao acender um vício incandescente.

   O fato é que de acordo com pesquisadores de todo o mundo os fumantes têm nada menos do que 25 vezes mais probabilidade de desenvolver câncer de pulmão e boca .

   Segundo o professor Riad Naim Younes da Universidade de São Paulo - USP e autor do livro O CÂNCER , a maioria dos pacientes com a forma pulmonar da doença é de fumantes ou ex-fumantes , o que chega a 90 % dos casos .

   Mesmo nós que somos fumantes passivos corremos o risco de desenvolvermos a doença , em um percentual de até 2 %.

   Ainda de acordo com Riad , as pessoas que deixam de fumar passam a ter após oito ou dez anos de abstinência do tabaco , as mesmas probabilidades de um não fumante tem de desenvolver um câncer , ou seja menos de 2 %.

   A vida é para ser vivida , bem vivida , então apague o cigarro e garanta saúde.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário