A infecção pelo vírus Chikungunya causa uma doença parecida com a dengue , menos letal e muito mais dolorosa , dizem os cientistas .
A doença é causada pelo Aedes aegypti ou pelo Aedes albopictus , recebeu o nome de Chinkungunya pois a palavra na África significa " aqueles que se dobram " , em referência as dores articulares intensas e crônicas que causam nos pacientes .
No Brasil já foram detectados 20 casos da doença desde o mês de maio deste ano , todos importados de acordo com o Ministério da Saúde , 19 pessoas contraíram a infecção no Haiti e 1 na República Dominicana .
Ainda não existem notificações da doença contraída aqui no Brasil .
Não existe uma vacina para a infecção pelo Chikungunya , a prevenção é igual a que fazemos contra a dengue e os períodos de maior risco são os de chuva , seguidos por sol - quando sabemos eclodem os ovos dos mosquitos .
Os sintomas são similares aos da dengue e surgem normalmente entre o terceiro e quarto dia após a picada , que geralmente acontece durante o dia , entre eles as fortes dores de cabeça , manchas avermelhadas na pele , náusea e com o diferencial para as dores articulares que permanecem como sequela por meses e até anos , de acordo com o Ministério da Saúde .
Pois então só nos resta continuar atentos aos mosquitos e seguindo a rotina usual de prevenção .
Nenhum comentário:
Postar um comentário