quinta-feira, 18 de julho de 2013

ALERGIA OU INTOLERÂNCIA A LACTOSE ?

            O primeiro alimento que ingerimos ao nascer é a maior fonte de cálcio , essencial para boa formação dos dentes e ossos , mas pode também nos causar algumas doenças : o leite .


          Todos já ouvimos falar sobre intolerância a lactose e também sobre a alergia ao leite , mas será que sabemos as diferenças entre as duas doenças que nos impossibilitam de ingerir essa bebida tão saudável , bem como seus derivados ?!

         Em primeiro lugar temos que saber que a lactose é a proteína do leite que quando chega ao intestino delgado é digerida por uma enzima chamada lactase .

      Agora sim , vamos entender que na intolerância a lactose o organismo é incapaz de aproveitar essa substância uma vez que não consegue realizar a produção da lactase no intestino delgado , nesse caso surgem sintomas como : diarreias , cólicas intestinais , aumento de ruídos abdominais , barriga inchada , maior eliminação de gases , assadura e ardência anal devido a grande acidez fecal.

  O tratamento é evitar o consumo de leite e derivados , ou se optar por ingerir alimentos lácteos fazer de maneira espaçada e em pouca quantidade ou ainda em alguns casos a aplicação da injeção da enzima lactase.

    Jà a alergia a lactose que é mais comum em crianças menores de três anos de idade , ocorre devido ao organismo rejeitar totalmente a proteína do leite .

   Na alergia os sintomas são : urticária , boca e olhos inchados , choque anafilático , desmaio , cólicas , vômitos , diarreias crônicas , pele avermelhada e áspera com intensa coceira e até morte .

    Geralmente os sintomas desaparecem com a eliminação dos laticínios que podem ser substituídos por produtos á base de soja .

    É bom ficar de olho caso apareça algum sintoma .

OBS: Acompanhe outras matérias sobre saúde no site www.ururau.com.br através da coluna Falando em Saúde ou ainda no Programa Falando em Saúde ( Tv Litoral canal 23 da Viacabotv e Tv Goitacá canal 7 da Vertv) .



Nenhum comentário:

Postar um comentário