Ele pode ser preto , branco , vermelho , mulatinho , manteiga , fradinho , ou de qualquer outra cor , não faz a menor diferença .
O feijão é o alimento mais tradicional da culinária brasileira e um dos mais completos também .
A leguminosa rica em proteínas - cerca de 20 % em cada porção , ferro , vitaminas do complexo B e fibras , faz bem para todo o organismo , fortalece cabelos e unhas , melhora o humor e ainda por cima tem apenas 50 calorias em uma concha média.
O acompanhamento preferido e mais completo é o arroz , afinal um possui as proteínas que faltam no outro , ou seja um casamento gastronômico perfeito .
Algumas dicas ajudam o feijão a ficar mais saudável .
De acordo com nutricionistas o feijão deve ser refogado com óleos vegetais que não irão se transformar em gordura trans ( aquela que faz mal ao coração).
A salada de feijão fradinho é outra deliciosa opção ( a do nosso querido amigo Cledinho é de " comer rezando"), com atum, legumes e azeite .
Sim , existem as receitas mais gordas , não menos gostosas porém menos saudáveis , aquelas que devemos comer de vez em quando.
Para acompanhar uma carne seca , ou uma carne de sol na manteiga de garrafa .
O tropeiro , a tradicional feijoada ...
Tem até feijão de leite ( tipo arroz doce , mas claro que de feijão ).
E gente , fala sério um caldinho de feijão bem temperado , acompanhado de um pãozinho ... tem alguma coisa melhor para recarregar as energias ?!
Ai, ai ... deu até fome .
Nenhum comentário:
Postar um comentário