sábado, 17 de novembro de 2012

MAIS PEÇONHA Á PARTIR DE AGORA.

                 Os dias já estão quentes e com a aproximação do verão aumentam os acidentes com animais peçonhentos em 80%.

               Vamos saber a razão para isso ? Pois , bem a explicação vem do Instituto Butantã.

              Entre os meses de novembro e março que são os mais quentes do ano os acidentes com cobras, aranhas e escorpiões crescem devido ao fato de no calor as pessoas se vestirem com menos roupas , buscarem ficar mais tempo ao ar livre em parques ,trilhas e cachoeiras.

            É também no verão que as cobras procriam e com o aumento do metabolismo cresce a busca por alimentos .

          As aranhas por sua vez saem das tocas quando alagadas pela chuva e vão buscar locais secos para se esconder , arbustos e pequenas fendas parecem o lar ideal para os aracnídeos.

        De acordo com o Butantã , os estados brasileiros com maior índice de acidentes com aracnídeos são: Rio de Janeiro , Bahia e Amazonas , que possuem também mais variedades de aranhas viúva-negra, marrom e armadeira..

      As recomendações são : cuidado onde anda , procure usar calça comprida , blusa de manga comprida e botas se for fazer uma trilha.

     Observe antes de sentar ou recostar em galhos , sob árvores , dentro de sapatos e bolsos de roupas que ficam penduradas.

    Se acontecer algum acidente com animais peçonhentos o Instituto Butantã orienta da seguinte maneira: - em caso de picada de cobra : lave o local com água limpa e sabão e procure um médico, jamais faça torniquetes , cortes nem tente sugar o veneno.

       Se a picada for de aranha , vá imediatamente para o hospital.

      Os escorpiões   também frequentes nesse período tem picada dolorosa , se acontecer um acidente deve -se cobrir o local com compressa morna e irao hospital.

     IMPORTANTE : SOMENTE OS HOSPITAIS DA REDE PÚBLICA POSSUEM OS SOROS ANTIOFÍDICOS E ANTIARACNÍDEOS , NÃO PERCA TEMPO BUSQUE LOGO AJUDA.

    A rede particular não recebe o antídoto.

   É bom ficar alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário