Registrado caso de picada de aranha Viúva Negra em área rural de Quissamã. O caso ocorreu no dia 2 de março,quando o trabalhador rural Amaro Pessanha, foi picado na parte de trás do pescoço ao encostar em uma árvore .
O trabalhador rural conseguiu pegar o aracnídeo e buscar socorro, apesar de ter do estado clínico do trabalhador rural ter chegado a ser considerado grave,Amaro se recuperou e já recebeu alta.
Mas o que sabemos da Viúva Negra, ou aranha-de-linho?
A aranha tem cerca de 2 cms, a fêmea possui coloração negra brilhante e uma mancha vermelha em forma de ampulheta na superfície do abdomen.
Do gênero Latrodectus, a viúva negra possui essa nomeclatura pelo fato de matar e se alimentar do macho após a cópula.
A picada da Viúva Negra é geralmente fatal quando em crianças,idosos ou em pessoas com maior sensibilidade,pois o veneno possui ação neurotóxica.
Os sintomas que surgem 40 e 60 minutos após a picada são: sudorese intensa,dor intensa,ardor ,choque e insuficiências renal e respiratória.
Pelo fato de não ser comum picada de aranha negra no Brasil o Instituto Vital Brasil,informa que desde 2005, o soro antilatrodéctico ( específico para picada de viúva negra), não é fabricado no país.
O aracnídeo vive em áreas escuras e frescas, como por exemplo, regiões de vegetação arbustivas.
É bom ficar de olho...
Nenhum comentário:
Postar um comentário