É difícil encontrar alguém que não goste de jogar fora o dia com um bate papo e um chopp gelado .
O chopp surgiu há cerca de 8 mil anos e os antigos egípcios e babilônios já curtiam a bebida á base de cevada .
O nome chopp veio depois , é claro , a origem é alemã vindo de schopp uma medida de volume que corresponde a 300 ml , aliás a medida padrão de um belo choppinho.
Mas você talvez tenha dúvidas como eu tinha em saber qual a diferença entre o chopp e a cerveja , uma vez que os ingredientes são os mesmos .
A diferença é que a cerveja passa por um processo de pasteurização ( recebe choques de frio e calor para que microorganismo sejam eliminados ) e é envazada , garantindo uma maior durabilidade.
O chopp por sua vez é uma cerveja recém fabricada que vai direto para o barril ou chopeira e portanto tem menor durabilidade para consumo.
Mas existem umas "regrinhas" para garantir um bom chopp : a temperatura ideal deve estar entre os 6º C e os 8ºC , afinal estamos em um país tropical abençoado por Deus e quente por natureza, então quanto mais refrescante melhor , porém se a temperaturas mais baixas as papilas gustativas congelam e não sentimos gosto.
Outra questão é com colarinho ou sem colarinho? Pois bem , o colarinho deve ter cerca de 30 cm de espuma e serve exatamente para garantir que o chopp mantenha o gás e o aroma , pois em contato com o oxigênio a bebida pode ficar amarga.
Ah sim , como os copos de chopp geralmente tem 330 ml e o colarinho é de 30 cm , nada se perde da bebida.
Claro , nem tudo são flores , ou melhor chopps , a bebida pode dar " barriga" afinal 300 ml correspondem a 100 calorias . Mas quem se importa com isso ?
Ufa ! Depois de uma aula sobre chopp , acho que mereço um bem gelado , mas no meu caso sempre peço com pouco colarinho.
Tim tim !
Nenhum comentário:
Postar um comentário