Apesar da campanha nacional de vacinação ter sido encerrada em maio , ao que tudo indica muitas pessoas optaram por não tomar a dose contra gripe que pode evitar a gripe suína transmitida pelo vírus H1N1.
Em 2012 , até agora forma registrados 449 casos da gripe suína com 51 óbitos , enquanto no ano de 2011 inteiro forma catalogados 181 casos da doença e 27 mortes.
No Estado de São paulo foram notificados 53 casos da gripe H1N1 com 11 mortes , o que corrsponde a um percentual de 20,75% de óbitos , enquanto no Brasil a média é 11,35%.
De acordo com o Ministério da Saúde , a letalidade da gripe suína em São Paulo é maior em 5-10% do que no resto do país.
Já no Estado de Minas Gerais foram registrados 27 casos da doença , com 7 óbitos .
Vale lembrar que o inverno está apenas começando e que muitos dias frios ainda estão por vir, o que faz com que aumente a aglomeração de pessoas que acabam se confinando em ambientes fechados para fugir as baixas temperaturas.
È preciso estar alerta aos cuidados de higiene , lave bem as mãos , busque ambientes arejados, evite levar as mãos aos olhos , boca e nariz e sempre que possível utilize álcool gel para higienizar as mãos quando não puder lavá-las.
Preste atenção aos sintomas da gripe suína que apresentam uma alteração na frequência respiratória e falta de ar , anormais em uma gripe comum.
Para qualquer sintoma suspeito deve ser procurado um médico.
Se cuide !
OBS: Acompanhe outras notícias de saúde no site :www.ururau.com.br na coluna Falando em Saúde e também pela Tv Litoral ( canais 16 e 20 da Viacabotv) no Programa Falando em Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário