Hoje é o dia mundial do doador de sangue e na data os hemocentros de todo o planeta vão estar unidos com objetivo de mostar a população a enorme necessidade de se contar com doações que salvam vidas.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS , em todo mundo são obtidos mais de 81 milhões de unidades de sangue por ano, apesar de apenas 39 países alcançarem o nível de doações voluntárias suficientes para cobrir 100 % das necessidades.
Em Campos dos Goytacazes o Hemocentro que funciona no Hospital Ferreira Machado ,está com o estoque em baixa , o que compromete a realização de cirurgias eletivas ( que não são de urgência) mas que podem colocar a vida do paciente em risco .
O hemocentro de Campos atende a toda região norte e noroeste fluminense e a todos os hospitais locais.
Doar sangue é um ato de amor ao próximo , é simples, não dói e não coloca o doador em risco ( o sangue não engrossa nem afina ) e não se contrai doença ao doar.
Se quiser ser doador , basta se encaminhar ao hemocentro com RG e cumprir alguns critérios : ter idades entre 16 e 65 anos , pesar mais de 50 KG , se for homem não ter doado em menos de 60/90 dias , se form mulher não ter doado em menos de 90/120 dias , não estar grávida , nem amamentando.
É importante não ingerir alimentos gordurosos e bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação, não ser usuário de drogas e nem portador de doenças infectocontagiosas como HIV , hepatite e doença de Chagas.
DOAR NÃO DÓI E É UM ATO DE AMOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário