segunda-feira, 8 de setembro de 2014

INSÔNIA ENGORDA .

          Quem de nós pobres mortais não gosta de uma boa e revigorante noite de sono ?!

         Dormir é uma espécie de alimento para o corpo e para a alma e já foi considerada uma atividade intelectual , só perdendo esse significado no início da Revolução Industrial e aí então as pessoas que dormiam demais começaram a ser vistas como preguiçosas .

       E se até o século XVI dormir em média 12 horas era algo normal , no século XIX um dos responsáveis pela mudança de hábitos relacionados ao sono foi Thomas Edison que em 1879 criou a lâmpada e á partir de então muitas atividades que eram apenas diurnas passaram a ser realizadas á noite , ou seja menos horas de sono .

    Mas quem mesmo com menos tempo para dormir consegue o privilégio de uma boa noite pode ser quase considerado uma exceção nos dias tumultuados e corridos da nossa atualidade .

   Para ajudar aos insones já está em teste nos EUA um novo medicamento que comercialmente irá se chamar Belsomra e nas pesquisas com voluntários mostrou 57% de sucesso contra as noites  maldormidas .

   Os médicos , pesquisadores e cientistas do mundo inteiro apontam alguns malefícios de uma noite insone ou mesmo daquelas em que o sono é picotado e ficamos virando na cama , sem dormir e sem posição .

  Pois bem , saiba que a insônia aumenta em até quatro vezes o risco de morte , principalmente por problemas cardiovasculares , afeta o desempenho acadêmico e aumenta o abuso de álcool e drogas - principalmente a maconha , nos dá uma aparência de mais cinco anos além de nossa idade real , compromete a qualidade da memória e da fluência verbal e pasmem ... quem não dorme bem engorda cerca de 1 quilo á cada cinco noites insones .


    Enquanto o remédio não chega , existem boas alternativas para ajudar a " dormir como um anjo" , o já conhecido leitinho morno e um banho relaxante após uma atividade física como uma boa caminhada .

   Tudo vale na tentativa de nos entregarmos sem nenhuma culpa a Morfeu .

Nenhum comentário:

Postar um comentário