Quem foi que falou que só indo para o sul da Bahia região de Abrolhos e Prado para avistar as baleias que migram todos os anos para dar á luz ,ou ainda fazer uma viagem para Santa Catarina para apreciar baleias Jubarte ou Francas ?
No ano passado observamos uma baleia e seu filhote á menos de 500 metros da praia dos Namorados em Guarapari no Espírito Santo , na ocasião achamos que o enorme mamífero estava encalhado devido a grande proximidade da mesma com o quebra mar .
Procuramos ajuda de pessoas do Instituto Jubarte , através de uma amiga veterinária , e foi quando descobrimos que as baleias quando dão á luz á caminho do sul baiano , chegam o mais próximo possível da praia para que o filhote se adapte e se fortaleça para seguir viagem , e nessas 24 horas a mamãe descanse do "pesado" parto .
Mais uma grata e linda surpresa , no dia 1º de agosto mais uma baleia veio ter seu bebê nas águas lindas e limpas do Espírito Santo , desta vez em " nosso quintal marinho" , em Iriri , na praia da Areia Preta , também a menos de um quilômetro da beira mar .
Lindos os dois " monstrinhos" , nadavam e se mostravam aos moradores , veranistas , pescadores e quem mais chegasse .
Os amigos pescadores fotografaram e nos disseram do medo que tem ao se deparar o enorme mamífero , que é capaz de destruir embarcações .
De qualquer forma a mãe o filhote se foram , ganhando o mar aberto ... mas que sempre é um espetáculo maravilhoso , disso ninguém duvida .
Nenhum comentário:
Postar um comentário