quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

DIET OU LIGHT ? QUAL A DIFERENÇA ?

            Basta dar uma chegada aos supermercados que encontramos sem nenhuma dificuldade gôndolas inteiras de produtos light e diet , que são indicados para diabéticos , hipertensos , portadores de colesterol alto , para quem quer emagrecer , celíacos , fenilcetonúricos ... enfim , muitos produtos para muitas indicações .

       Para falar a verdade nas duas últimas décadas light e diet parece que virou uma espécie de sobrenome de alguns produtos e alimentos , como pães , refrigerantes , doces , margarinas , sal e chocolates .

   Mas qual a real diferença entre eles ?

   Pois bem , a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA , determina que os produtos dietéticos tenham restrição de nutrientes como gorduras , açúcares , proteínas e sódio , uma vez que as pessoas que necessitam destes produtos tem que seguir uma dieta para controlar doenças , peso ou a ingestão de açúcar.

  A restrição de nutrientes , nada mais é do que ingerirmos produtos sem a adição dos mesmos , por exemplo , na geleia diet o açúcar usado é a frutose que é natural da fruta e não industrializado .

   Um adendo é que nem todos os alimentos diet tem uma redução significativa de calorias , ou seja ele deve ser evitado para quem quer perder peso .

  No caso dos produtos light a determinação é que haja no mínimo 25 % de restrição de nutrientes ou calorias quando comparados ao alimento convencional .

  A diferença então seria em relação a quantidade permitida de nutrientes , enquanto os produtos diet são isentos de determinadas substâncias os light tem uma redução dos nutrientes .

  A dica então é : leia com atenção os rótulos , compare os produtos diet , light e os convencionais .

Nenhum comentário:

Postar um comentário