Não há como fugir do uso do sal , podemos e devemos reduzir seu consumo ao máximo de 2 gramas ao dia , uma colher de chá .
Mas como temos em nossa genética o gosto de cinco sabores : amargo , doce , azedo , salgado e umami ( que significa delicioso e saboroso em japonês ) , não há como evitar totalmente o consumo do sal .
E agora : entre o sal refinado e o sal marinho , qual o realmente melhor para a saúde ? Sem nenhuma dúvida o sal marinho .
O sal refinado perde microminerais durante o processo de refino e ainda recebe iodo em sua composição , como medida de saúde pública para evitar o bócio , doença caracterizada pelo crescimento anormal da glândula tireóide .
Por sua vez , o sal marinho mantem em média 84 microminerais , inclusive o iodo , afinal esse sal é obtido pela evaporação da água do mar , por isso é puro , sem refino , mais escuro e menos salgado .
O sal marinho é o mesmo sal grosso usado nos churrascos , porém moído .
O consumo do sal marinho ajuda na prevenção de várias doenças entre elas : hipertensão arterial , edemas , eclampsia e pré eclampsia , arteriosclerose cerebral , aterosclerose venosa e arterial , cálculos nos rins , bexiga e vesícula e câncer de tireóide .
Tudo isso já é basta para que pensemos em mudar o sal que consumimos não acha ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário