quinta-feira, 18 de abril de 2013

VIVER SEM TPM É POSSÍVEL.

          Pode parecer impossível nos vermos livres da tormentas mensais que nos deixam depressivas , irritadas , mais inchadas ( pela retenção hídrica ) , com peso nas pernas , mamas intocáveis , insônia e muitos outros sintomas que nos atacam quando chegamos na TPM .

       A TPM , Tensão Pré Menstrual ou Transtorno Disfórico Menstrual , atinge cerca de 80 % das mulheres no mundo inteiro e acontece graças as mudanças hormonais e a falta de ferro , cálcio e magnésio .

   Trata-se de um conjunto de sintomas físicos , emocionais e de alterações hormonais fisiológicas do ciclo menstrual que interferem no Sistema Nervoso Central.

   A boa notícia é que esses sintomas podem ser amenizados em até 40 % , graças ao aumento no consumo de alimentos ricos em cálcio e em ferro .

  As dicas são : comer mais vegetais verdes escuros ( ervilhas , lentilhas , brócolis , agrião ) , beterraba , nozes e castanhas , além de leite e seus derivados como iogurte e queijo .

  Em alguns casos o médico ou nutricionista orienta o consumo de um suplemento de ferro , mas devemos saber que o ferro em excesso é nocivo a saúde , portanto só um especialista após avaliar exames de sangue deve fazer a prescrição do mesmo .

  Na TPM é recomendado também evitar chocolates ( o que parece impossível pois muitas mulheres apresentam uma compulsão por doces nessa fase ) , bebidas alcoólicas e cafeína .

  Para completar fazer uma atividade física , não fumar , se manter bem hidratado e com a alimentação balanceada ajudam e muito , não apenas a combater a TPM mas sim a viver melhor .

   OBS: Acompanhe outras matérias sobre saúde na Coluna Falando em Saúde . www.ururau.com.br e no Programa Falando em Saúde ( canal 23 da Viacabotv pela Tv Litoral e no canal 7 da Vertv pela Tv Goitacá).

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário