quarta-feira, 17 de abril de 2013

COMEÇOU A VACINAÇÃO CONTRA GRIPE .

         A 15ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra gripe teve início no dia 15 de abril e vai se estender até o próximo dia 26 .



     A meta do Ministério da Saúde é imunizar contra a gripe 32 milhões de brasileiros , entre gestantes e mulheres que estão no período pós parto até o 45º dia , crianças entre os seis meses e os dois anos , idosos acima de 60 anos , indígenas , presidiários e portadores de doenças crônicas .

   Em todo território nacional serão 65 mil postos a distribuir e aplicar a vacina que será contra 3 subtipos de Influenza : o tipo A ( H1N1) que causa a gripe suína , o subtipo A ( H3N2) e o subtipo B , que mais circularam no ano de 2012.

   O total de doses disponibilizadas é de 43 milhões , sendo que a região sudeste por ser a mais populosa recebeu 18,6 milhões de vacinas .

  A novidade em 2013 é que portadores de doenças crônicas como asma , hipertensão arterial , diabetes , hepatite crônica , cirrose , AVC , esclerose múltipla , obesidade mórbida , transplantados e pacientes com baixa imunidade poderão ser vacinados .

   A vacinação é gratuita e pode ser feita em qualquer posto do SUS .

  Vale lembrar que a vacinação é anual e começa a fazer efeito entre 2 e 3 semanas após a aplicação , oferecendo imunidade por um período que varia de seis meses a um ano .

  São consideradas contraindicações para a vacinação : alergia á proteína do ovo e reações adversas após vacinação anterior .

   O dia D da campanha vacinal este ano será o próximo sábado , 20 .

  É preciso ficar de olho e não perder a data para se imunizar e ficar livre da gripe .

Nenhum comentário:

Postar um comentário