quarta-feira, 27 de março de 2013

ATENDIMENTO MÉDICO DE ADOECER .

        Todos sabem que além de ser jornalista sou enfermeira e em ambas as profissões atuo há algumas décadas , mas não estou aqui para expor meu currículo e sim para mostrar algumas situações dos dois lados.

       Pois bem , na sexta feira , dia 22 de março meu pai amanheceu com febre de 40 º C , indisposto e com dores pelo corpo , como infelizmente estamos em meio a uma anunciada mas não evitada epidemia de dengue ... foi a primeira coisa que ocorreu.

    A prática diária da enfermagem fez com que o bom senso funcionasse e claro que não mediquei meu pai por conta própria afinal , todo o sistema de saúde pública ou privada está " preparado" para detectar e tratar a dengue .

  Sendo assim , fomos até um hospital particular ( na Conselheiro Otaviano) para meu pai receber o atendimento adequado .

  Chegamos na emergência , a primeira pergunta nem foi sobre o que precisávamos , de qual especialidade , nada , mas sim qual o convênio , por favor a carteira do plano e a identidade. Entregues os itens pedidos , expliquei finalmente que estava precisando de um clínico pois meu pai estava com febre , etc...

   Depois de aguardarmos um tempo , aliás até bem pouco tempo para  a enorme quantidade de pessoas que estavam á espera de atendimento , entramos no consultório .

    A médica que nos atendeu perguntou o que havia , enquanto meu pai tilitava de tanta febre , respondi e ela que me conhece de outro serviço perguntou : o que você está dando a ele ? Ao que respondi que nada até que fosse consultado por um médico , pois essa é a ORIENTAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

   Ela então , prescreveu dipirona , soro oral e mandou que ele coletasse sangue na segunda-feira para detectar dengue.

   Sequer colocou a mão em meu , pai quanto o aparelho de pressão ou o termômetro que aliás mandou que eu controlasse em casa ambos , a temperatura e a pressão arterial dele ( e se eu não fosse enfermeira , se não tivesse termômetro ou aparelho para aferir a PA) ?

    No decorrer do dia a febre não cedia e comecei a ligar para vários médicos amigos e colegas de trabalho que foram unanimes em me perguntar pelo hemograma que deve ser coletado no início dos sintomas e não foi sequer solicitado , ficando apenas para a segunda-feira .

     Graças a Deus papai melhorou da febre e descobrimos que está com erisipela , outra via crucis , alías estamos na semana santa .

    Após muita luta conseguimos marcar consulta com um dermatologista pelo convênio para ás 18 horas , apesar dele já ser cliente , ter sido dito que estava com muitas dores , febre alta etc , mas enfim foi marcada a consulta .

    Ocorre que ás 17:45 h , ou seja faltando apenas 15 minutos para a hora da consulta ( hora em que sairíamos de casa pois a clinica é perto de nós ) , a atendente liga e desmarca a consulta remarcando para o dia seguinte ás 14 horas .

   Ou seja , mais uma noite e uma manhã com febre de 40 º C , com dor , edema na perna e sem atendimento adequado , inconformada fui assim mesmo ao consultório para conseguir orientações de como aliviar as dores e a febre de maneira a não colocar a saúde de meu pai em risco , ao chegar o atraso que justificou o adiamento da consulta foi de 10 minutos , segundo a atendente .

   Então , eu pergunto : 1º quem está preparado para atender dengue ( caso fosse) e como , se nem solicita um hemograma para verificar as plaquetas ?

                                  2º onde está o profissionalismo , nem falo de consideração dos médicos que pedem para desmarcar consultas alguns minutos antes do atendimento , mesmo quando o cliente é antigo e fala com eles sobre as dores , a febre , etc ?

       Mas se faltarmos a uma consulta somos obrigados a pagar pela mesma , do contrário temos que ligar com pelo menos 24 horas de antecedência , o mesmo não vale para os médicos ?

       E os protocolos para atendimento de dengue não devem ser mais rigorosos , com ao menos um pedido de hemograma imediatamente após a consulta , para acompanhar as plaquetas ?

      É LASTIMÁVEL COMO ALGUNS PROFISSIONAIS MÉDICOS CONSEGUEM ADOECER A POPULAÇÃO COM O DESCASO .

      Ah, sim devido a horário após 18 horas , uma médica mãe de uma amiga de minha filha , que sequer conhece meu pai , abriu um horário e realizou o atendimento a ele , ainda existem médicos compromissados com o juramento que fizeram , graças a Deus conheço muitos bons , enquanto outros tantos ... prefiro nem comentar , apenas lamento .

  Me perdoem o desabafo , mas não podemos nos calar diante de tanto descaso com a saúde e depois querem falar que apenas o serviço público é deficiente e ruim .

Nenhum comentário:

Postar um comentário