quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A FÉ NOS PRESÉPIOS E OS REIS MAGOS .

             O presépio é uma tradição que teve início com São Francisco de Assis em 1223 , quando o santo reuniu argila e palha e mostrou aos frades a humildade da manjedoura onde nasceu o Menino Deus .


         Nos dias atuais os presépios são comprados prontos o que de certa forma acabou com a tradição da família se reunir e montar junta a cena do nascimento de Jesus .

      Os presépios modernos tem formatos e materiais variados , mas não pode deixar de ter o simbolismo do Natal.

      Não podem faltar nos presépios Maria e São José - os pais de Jesus , os animais , a estrela de Belém que levou os Reis Magos a manjedoura, os anjos que anunciaram ao mundo a chegada do Cristo e os pastores .

     A imagem do menino Jesus entretanto só é colocada no presépio á meia noite do dia 24 de dezembro .

        Os três Reis Magos Baltazar , Belquior e Gaspar também estão no presépio e representam de acordo com os místicos sacerdotes ou astrônomos que foram guiados pela estrela de Belém até Jesus .

        Os Reis magos simbolizam a integração de todas as raças da humanidade , Gaspar representa a raça amarela , Baltazar a raça negra e Belquior a raça branca .

      Os presentes levados pelos Reis Magos á Jesus também tem significado mistico , afinal o ouro era uma provisão para ajudar Maria e São José a fugir dos soldados de Heródes , o incenso significa o poder da oração que chega a Deus através da fumaça e por fim a mirra que era uma premonição do martírio , do sacrifício do Cordeiro de Deus em prol da humanidade .

     No dia 6 de janeiro os Reis Magos são lembrados , pois essa seria a data em que eles chegaram para visitar Jesus , neste dia as árvores de Natal costumam ser desmontadas .

     Em muitos lugares ainda existe a Folia de Reis ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário