quinta-feira, 27 de março de 2014

TRABALHO NOTURNO E RISCOS PARA A SAÚDE .

        A noite foi feita para dormir e descansar , mas muitas pessoas trabalham nesse horário e acabam colocando em risco á saúde .


       A OMS - Organização Mundial de Saúde divulgou um estudo em que atualmente 20% das populações dos países desenvolvidos desenvolvem trabalhos no período noturno , afinal nos grandes centros é cada vez maior a existência de postos de gasolina , supermercados e lojas de conveniência que abrem durante as 24 horas do dia .

   Sem falar nos profissionais da área de saúde e de segurança pública que por força da profissão e não por opção , trabalham durante a noite .

   As mudanças do relógio biológico promovidas pela mudança de horário trazem risco sérios a saúde e de acordo com a OMS um estudo realizado com enfermeiras e aeromoças comprovou que a chance de desenvolver câncer de mama é grande entre essas profissionais , além de uma diminuição da imunidade e de alterações no ritmo cardíaco .

   Para pesquisadores americanos o trabalho noturno é responsável pelo desenvolvimento de sérios problemas de visão que podem evoluir para a cegueira do trabalhador noturno .

    Os dados obtidos pelos pesquisadores espanhóis são alarmantes  e dão conta de que os profissionais que atuam no turno da noite perdem cinco anos de vida para cada quinze anos trabalhados , além se apresentarem 40% de chance de problemas cardiovasculares , neuropsicológicos e digestivos .

    Outro dado que também chama a atenção é quanto aos divórcios que acontecem três vezes mais do que entre os profissionais diurnos

      Uma pena !

Nenhum comentário:

Postar um comentário