A noite foi feita para dormir e descansar , mas muitas pessoas trabalham nesse horário e acabam colocando em risco á saúde .
A OMS - Organização Mundial de Saúde divulgou um estudo em que atualmente 20% das populações dos países desenvolvidos desenvolvem trabalhos no período noturno , afinal nos grandes centros é cada vez maior a existência de postos de gasolina , supermercados e lojas de conveniência que abrem durante as 24 horas do dia .
Sem falar nos profissionais da área de saúde e de segurança pública que por força da profissão e não por opção , trabalham durante a noite .
As mudanças do relógio biológico promovidas pela mudança de horário trazem risco sérios a saúde e de acordo com a OMS um estudo realizado com enfermeiras e aeromoças comprovou que a chance de desenvolver câncer de mama é grande entre essas profissionais , além de uma diminuição da imunidade e de alterações no ritmo cardíaco .
Para pesquisadores americanos o trabalho noturno é responsável pelo desenvolvimento de sérios problemas de visão que podem evoluir para a cegueira do trabalhador noturno .
Os dados obtidos pelos pesquisadores espanhóis são alarmantes e dão conta de que os profissionais que atuam no turno da noite perdem cinco anos de vida para cada quinze anos trabalhados , além se apresentarem 40% de chance de problemas cardiovasculares , neuropsicológicos e digestivos .
Outro dado que também chama a atenção é quanto aos divórcios que acontecem três vezes mais do que entre os profissionais diurnos
Uma pena !
Nenhum comentário:
Postar um comentário