domingo, 31 de agosto de 2014

E NO FIM ...

      Estamos no fim de agosto , último final de semana do oitavo mês de um ano que está passando sem que possamos nos dar conta de tão rápido .


   Mas é chegado - e muito bem vindo aliás , mais um final de semana então ... que tenhamos todo tempo destas 48 horas para aproveitarmos como melhor nos aprouver .

   O que vale é termos horas e dias de paz , saúde , alegrias e intercalando diversão e descanso em frações iguais .

   Um beijo e um fim de semana maravilhoso para todos nós .

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

COMA PEIXE E VIVA MAIS !!!

                  Que uma alimentação á base de peixe é muito saudável já sabemos .

        O problema é que por vezes se torna difícil encontrar o alimento fresco e a opção de levar para casa o peixe congelado nem sempre agrada aos consumidores , apesar da enorme variedade que o mercado oferece .

          Mas o fato é de acordo com os nutricionistas , nutrólogos e médicos em geral o consumo de peixe deve se tornar um hábito ao menos uma vez por semana , para que desta forma possamos aproveitar bem os benefícios desta alimentação .

      Os peixes são ricos em ômega 3 um ácido graxo importante para o organismo , pois fortalece o sistema cardiovascular , ajuda a combater o Alzheimer , regenera as células , diminui o cansaço e a ansiedade pois contêm zinco e selênio que agem diretamente no cérebro .

    Uma dica é variar entre o consumo de carne vermelha magra , frango e peixe .

    Vale lembrar também que o peixe é melhor aproveitado pelo organismo quando cozido , assado , grelhado ou ensopado .

    Além de gostoso e saudável ajuda a manter a boa forma .

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

HOJE É O DIA !!!!

     Na maioria das vezes abrimos as páginas de jornais , blogs , mídia em geral e encontramos sangue , lágrimas , crimes bárbaros , acidentes ... tragédias cotidianas .

     E como recebi em forma de e mail uma linda imagem , deixo aqui no blog como uma forma de desejar um excelente dia a todos nós .

 E afinal ; paz , sorte , saúde e as alegrias ainda existem espalhadas pelo universo e muitas vezes nós não temos tempo para encontrá - las .


Que hoje seja mais um dia de sermos muito mais felizes e abençoados por Deus !

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

ABACATE AJUDA A EMAGRECER .


           Como muitos alimentos do tipo ovo e café também o abacate sofre com alguns paradoxos , enquanto uns afirmam que a fruta é prejudicial para a saúde ajudando inclusive a engordar por possuir gordura natural ,  pesquisas recentes afirmam justamente o contrário : comer abacate traz muitos benefícios .


     Em primeiro lugar nas descobertas está o fato de as gorduras presentes na fruta são benéficas para a saúde pois ajuda na redução do colesterol e dos triglicerídeos ,  ajuda na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares , além de ser fonte natural das vitaminas E e A , que atuam como antioxidantes naturais e ajudam na proteção das células .

   O abacate também ajuda no emagrecimento pois é rico em fibras que além de oferecer uma sensação de saciedade ajudam no melhor funcionamento dos intestinos .

   Existem boas formas de consumir a fruta como o sorvete , o guacamole e em saladas .

  No caso da vitamina de abacate que vira um delicioso sorvete podemos fazer da seguinte forma : para um abacate , usamos um copo de leite comum e uma garrafa pequena de leite de coco , batemos no liquidificador e levamos para gelar . Nem preciso falar que fica bom demais !!!!

  Já se a opção for o guacamole , uma tradicional receita mexicana , lá vai uma dica fácil e rápida e que cai muito bem com torradas ou para acompanhar uma saladinha .

  Nesse caso precisamos amassar de forma mais " grosseira " com um garfo o abacate que não deve estar muito maduro , depois colocamos suco de  um limão para dar sabor e também para manter a fruta sem que escureça e acrescentamos tomates picados em cubos pequenos , sem as sementes e cebola roxa ralada bem fininha , uma pitadinha de sal e umas gotinhas de pimenta ou uma pimenta dedo de moça picadinha sem as sementes .

   Pois então , já que sabemos que o abacate faz bem e temos inúmeras opções de consumo , basta colocarmos em prática .

   

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

AZEITE : CUIDADO !!!

          Todos sabemos que no quesito alimentação , existem muitos paradoxos , vilões viram mocinhos e vice versa .

      Foi assim com o ovo , com o café o chocolate ... e a lista segue extensa .

      Uma unanimidade entre os nutricionista e médicos é o azeite de oliva que possui inúmeras propriedades benéficas ao organismo , entre elas : ajuda a controlar os níveis do colesterol sanguíneo , aumenta o HDL - o chamado colesterol bom , atua no combate aos radicais livres preservando as células e muitas outras vantagens são atribuídas ao derivado das azeitonas .

     Mas os profissionais que cuidam e entendem de alimentação saudável advertem que quando se trata de manter a boa forma é preciso cuidado na ingesta do azeite pois ele é hipercalórico e uma única colher de sopa do óleo possui nada menos do que 108 calorias .

   E só para esclarecer 108 calorias podem ser encontradas em um suco de manga , uma taça de vinho branco ou tinto seco , uma antecoxa de frango assado , um hambúrguer de chester e por aí segue .

    Ou seja , vamos aproveitar os benefícios do azeite mas nada de exagero , o que aliás é uma regra básica para tudo na vida .

     Uma boa opção para consumir o azeite em boa dosagem é na salada , e podemos aromatiza - lo com alecrim , pimenta , alho ou puro dando uma regada sobre nossa refeição .

    Fica a dica !!!

sábado, 23 de agosto de 2014

SEGUINDO EM FRENTE ...

      Caminhar é preciso , avançar pelos inquietos  ritmos dos ponteiros se faz vital , afinal faz parte da vida .

     Mas é fim de semana , estamos vivos e vamos seguir em frente .

   

UM FELIZ FIM DE SEMANA PARA TODOS NÓS !!!!

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

AQUI ESTAMOS NÓS !!!

          Acredito ser uma coisa normal - quando temos tempo em meio a correria cotidiana , pararmos para pensar em como o tempo está passando á galope .

       Os dias , as semanas e os meses parecem voar e o tal tempo senhor absoluto de nossas vidas , nos dá a sensação de " escorrer por entre os dedos " .


        Mas é fato e inegável .

       Temos que agradecer á Deus por estarmos ainda inseridos no conceito de tempo presente , pior será quando fizermos parte do tempo já passado , o que aliás acredito que nenhum de nós anseia para um espaço nem médio de tempo .

      Tudo bem , então vamos aproveitar e curtir o tempo livre que nos sobra - por incrível que pareça ainda temos algum .

     Ler um bom livro , assistir um filme legal , escutar música , estar com a família e os amigos , são planos que fazem parte da lista , além de dormir mais um pouco - afinal ninguém é de ferro .

    Então como estamos em plena sexta-feira , vamos começar a nos preparar para o final de semana , que a exemplo dos demais dias passa em ritmo frenético .

   Mas tudo bem , aqui estamos nós nos agendando para não termos compromissos que nos tomem muito tempo - como isso é possível eu ainda não sei , mas vou continuar tentando .

    Então que tenhamos todos um final de semana abençoado , com muita saúde , paz , amor , alegrias e fé - afinal como sempre digo ter fé é uma questão de sobrevivência .

      Vamos ao tempo de quase folga total que temos e um feliz fim de semana para todos nós !!!!

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

AGOSTO X POLÍTICOS .

     O oitavo mês do ano tem por si só uma não agradável fama de ser , digamos , desprovido de sorte .

     Os adjetivos a agosto são muitos como o mês do cachorro louco , dos ventos perigosos , das marés mais altas e a lista segue .

    Mas uma coisa é certa , que para os políticos brasileiros o mês não dá muita sorte , disso não temos como duvidar , haja visto que em anos distintos mas sempre em um agosto os fatos são os seguintes : o suicídio de Getúlio Vargas , a morte de Juscelino Kubitschek em um acidente , a renúncia de Jânio Quadros e por fim a lamentável morte do candidato á presidência Eduardo Campos .

  Para os céticos tudo não passa de uma enorme e triste coincidência , mas para nós pobres mortais e com uma pontinha ainda que bem ínfima de superstição vamos combinar que agosto não é um bom mês para nossos políticos .


 Pelo sim pelo não é melhor que estes políticos levem consigo um amuleto para atrair a boa sorte ou ao menos para espantar o desgosto .

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

CORA CORALINA !!!

        HOJE UMA HOMENAGEM A CORA CORALINA QUE EM 1889 EM UM DIA 20 DE AGOSTO ABRIA OS OLHOS CARNAIS AO MUNDO .

     A POESIA MOLDOU A VIDA DE CORA E PARA NÓS O  LEGADO DEIXADO POR ELA , É UMA INFINIDADE DE TEXTOS QUE PERFAZEM UMA LINDA , SUAVE E INTENSA ORIENTAÇÃO DE BEM VIVER .

   

terça-feira, 19 de agosto de 2014

QUEM SOU EU ?!!!

      Sou feita de vento que ora é brisa ora furacão , sou meio espuma de beira mar ou quem sabe a ponta de uma tsunami , sou fragmento de estrelas pairando perdidas na imensidão do infinito apenas para brilhar ou uma estrela cadente brilhando antes de se derramar na órbita terrestre .

     Na verdade meu eu é composto de tantos pedaços /histórias /fatos /passos e pessoas que nem saberia me definir .

    Quem sou afinal ?!

    Um pouco de toda essência da alma do mundo .



segunda-feira, 18 de agosto de 2014

MAIS NOZES ... VIDA LONGA .

   As nozes são saborosas e podem fazer parte de diversas receitas de nosso dia a dia na cozinha .


  Se isso por si só não bastasse pesquisas mostram que quem consumir 30 g de nozes , castanhas , amêndoas ou pistaches por dia  tem menos probabilidade de morrer em um período de 30 anos , se comparado aqueles que não consomem  nenhuma das frutas citadas .

 O estudo foi feito na Inglaterra com 119 mil participantes e mostrou que o alto teor de gordura insaturada saudável nas nozes , castanhas e amêndoas ajuda a reduzir o colesterol e as inflamações e desta forma o risco de cardiopatias , câncer e outras doenças também fica consideravelmente reduzido .

  E vamos combinar que além de saudáveis , são gostosos e ainda ajudam a aumentar nossa longevidade é uma combinação mais que perfeita .

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

PREPARANDO O CORPO PARA O VERÃO !

        É NESTE PERÍODO DE FRIO QUE COMEÇAM OS PREPARATIVOS PARA ENTRAR EM FORMA PARA O VERÃO E A PROCURA PELA CIRURGIA PLÁSTICA AUMENTA .

      MAS VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE PLÁSTICA E REPARAÇÃO ? E QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS AO BUSCAR UM CIRURGIÃO ?

     POIS BEM ESTAS E MUITAS OUTRAS DÚVIDAS SÃO ABORDADAS NO PROGRAMA FALANDO EM SAÚDE COM O MÉDICO ROGÉRIO VENÂNCIO .

     

        O PROGRAMA FALANDO EM SAÚDE É APRESENTADO NAS TVS LITORAL - CANAL 23 DA VIACABO E TV GOITACÁ - CANAL 7 DA VERTV .

        VALE Á PENA DAR UMA OLHADA !!!!

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

MENOS RESSACA .

             Não tem jeito muita gente exagera na bebida e no dia seguinte uma coisa é certa : a ressaca .

             Apesar das promessas de que nunca mais vão beber exageradamente , a maioria das pessoas volta a beber em demasia e aí não tem como escapar da ressaca .


          Mas existem maneiras de ajudar a reduzir os enjoos , a de cabeça e o mal estar generalizado que acompanham " aquelas doses a mais " .

       Antes de sair de casa procure se alimentar pois a barriga cheia atrapalha a absorção do álcool e com isso se fica menos bêbado , uma boa pedida é arroz integral com peixe ou frango , pois nesse prato tem carboidratos complexos e proteínas que são mais lentamente digeridos .

    Evite as fórmulas mágicas de comprimidos para evitar a ressaca , na maioria das vezes eles têm cafeína na composição , que além de ser estimulante acaba fazendo a pessoa beber mais .

    Na hora que for beber , prefira as bebidas mais claras pois as escuras tem mais metanol que provoca uma ressaca mais intensa , porém fuja dos espumantes que têm 10 % de álcool e gás que faz o corpo absorver 35 % mais rápido a bebida e consequentemente piora a intensidade da ressaca .

    Procure ingerir um carboidrato como batata frita ou um salgado que ajuda a aumentar a glicose , se urinar beba mais água para evitar ficar desidratado .

    Quando acabar a " bebedeira "  evite tomar comprimidos com aspirina e paracetamol que sobrecarregam o fígado .

     Faça uma atividade física para ajudar o organismo a se livrar das toxinas e beba um suco natural , o de melancia é uma ótima pedida pois tem 90% de água .

     Uma dica é acrescentar gengibre que é bastante eficiente para acabar com enjoos e coma um ovo cozido que por conter  um aminoácido chamado cisteina ajuda o organismo a se recuperar mais depressa .

    As dicas estão aí , mas o ideal sempre é beber com moderação afinal o álcool é prejudicial a saúde e claro , se beber jamais dirija .

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

VALERIA Á PENA , SEM TUDO ISSO ?!!


           DEIXO A PERGUNTA QUE NÃO ME QUER DEIXAR CALADA ; VIVER SEM TENTAR ALCANÇAR A FELICIDADE AINDA QUE EM  SUAS PEQUENAS DOSES/ NUANCES / CORES / SONS / SABORES / DORES / AMORES ...

          VIVER EM PLENO VAZIO VALERIA Á PENA ?!

           EU TENHO CERTEZA QUE A VIDA MERECE SER REPLETA , NEM QUE SEJA DE SONHOS A BUSCAREM A REALIZAÇÃO .

terça-feira, 12 de agosto de 2014

ROMÃ , UM ÓTIMO REMÉDIO !

              Vamos combinar que a romã até parece uma frutinha sem graça da qual só nos lembramos quando estamos roucos - afinal ela é ótima para um gargarejo reconstituidor da fala , e no fim de ano - pois as sementes da fruta são sinônimo de fartura .

          Ok , mas os benefícios da romã estão atraindo cada vez mais pesquisadores de todo o mundo .

         A novidade agora chega da Índia e da Coréia do sul , onde estudos comprovaram que o extrato da pele da romã é eficaz para amenizar os incômodos sintomas da menopausa , principalmente as ondas de calor e a transpiração excessiva .


       Mas a romã ajuda a saúde de várias outras formas , quer ver só alguns exemplos ?

      Pois bem , a fruta de sementes coloridas e saborosas ajudam a reduzir o colesterol " ruim " , ajuda na prevenção de coágulos sanguíneos , reduz nas inflamações articulares , combate a diarréia , dá energia e disposição , retarda os sinais do envelhecimento , ajuda a controlar a pressão arterial , previne o câncer de mama e de próstata e ainda de quebra ajuda a fertilidade .

    Então , esperamos o que para começar a consumir a fruta ?

    Gente o suco de romã é uma delícia e ajuda na prevenção de gastrite , úlcera e também ajuda a manter os pulmões limpos .

     Uma dica : use as sementes da romã em saladas ou para salpicar molho branco por exemplo , além de um visual bonito e colorido é mais saúde na certa .
     

     

             

 

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

PROIBIDO !!!!


     
                 FICA PROIBIDO NÃO VIVER COM INTENSIDADE / NÃO CHORAR DE SAUDADES /
   NÃO AMAR COM MEDO DE SOFRER / NÃO SORRIR / NÃO CHORAR / NÃO VIVER COM MEDO DA MORTE .

              FICA PROIBIDO NÃO SONHAR / NÃO REALIZAR / NÃO RABISCAR/NÃO FINALIZAR .

            FICA PROIBIDO APENAS BRINCAR DE VIVER , SEM SABER VIVER DE VERDADE !

domingo, 10 de agosto de 2014

FELIZ DIA , PAI !!!!

            O chavão é antigo e vale para todas as datas tipo dia das mães , namorados , mulher , avós ... e claro pais : " todo  dia é dia deles ".


           Mas se existe um dia exclusivo para homenagearmos nossos pais porque cedermos apenas aos apelos comerciais , lançarmos em seus braços um embrulho de presente e sairmos em disparada para terminar o dia ?!

         Tenho a alegria e o privilégio de conviver  com meus pais cotidianamente e sendo assim posso sempre lembrar a meu amado pai o quanto ele é especial em minha vida .
 
        Digo na verdade que ele é parte de minha alma , somos seres que caminham juntos pela jornada da eternidade que se chama vida .

      E hoje , claro vou deixar mais uma vez uma frase que meu querido Nélio sabe de cor : PAI TE AMO MUITO !!!

     Agradeço por tudo que você representa em nossas vidas , minha , de minha filha , meus irmãos e minha mãe .

    Pai amoroso , marido dedicado e avô sem termos para definir , capaz de mover o mundo pelo sorriso e felicidade da neta - filha - afilhada amada .

    Que Deus abençoe todos os pais do mundo com muita saúde , paz , alegrias , amor ,proteção e muita fé .

    Beijos especiais a meu pai , meu marido que me tornou mãe e meus irmãos .

                             UM DIA DE LUZ E BENÇÃOS A TODOS OS PAIS !!!

sábado, 9 de agosto de 2014

HOJE É DIA ...

   Hoje finalmente é sábado , aquele dia em que dedicamos a fazer  (quase) nada e descansar mais um pouco .


  Se vamos ao churrasco , a peixada ou apenas ficaremos curtindo a família e os amigos ... as opções não são difíceis afinal a ordem do dia é aproveitar e recarregar as energias .

   Então , que possamos ter um sábado abençoado com muita saúde , paz , alegrias e amor .

  Beijos !!!!

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

MESMO AEDES , NOVA DOENÇA .

     A infecção pelo vírus Chikungunya causa uma doença parecida com a dengue , menos letal e muito mais dolorosa , dizem os cientistas .


   A doença é causada pelo Aedes aegypti ou pelo Aedes albopictus , recebeu o nome de Chinkungunya pois a palavra na África significa " aqueles que se dobram " , em referência as dores articulares intensas e crônicas que causam nos pacientes .

 No Brasil já foram detectados 20 casos da doença desde o mês de maio deste ano , todos importados de acordo com o Ministério da Saúde , 19 pessoas contraíram a infecção no Haiti e 1 na República Dominicana .

 Ainda não existem notificações da doença contraída aqui no Brasil .

 Não existe uma vacina para a infecção pelo Chikungunya , a prevenção é igual a que fazemos contra a dengue e os períodos de maior risco são os de chuva , seguidos por sol - quando sabemos eclodem os ovos dos mosquitos .

  Os sintomas são similares aos da dengue e surgem normalmente entre o terceiro e quarto dia após a picada , que geralmente acontece durante o dia , entre eles as fortes dores de cabeça , manchas avermelhadas na pele , náusea e com o diferencial para as dores articulares que permanecem como sequela por meses e até anos , de acordo com o Ministério da Saúde .

    Pois então só nos resta continuar atentos aos mosquitos e seguindo a rotina usual de prevenção .

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

MANDIOCA E DISPOSIÇÃO .

        A mandioca é um dos alimentos mais antigos , mais baratos e portanto mais populares do nosso país tropical .

       Além de termos inúmeras receitas com a raiz temos também muitos benefícios enumerados ao fato de consumirmos a mandioca regularmente .

    Quer um bom exemplo ?


     Quem não gosta de uma mandioca quentinha com manteiga e uma pitada de açúcar e canela , ou cozida com azeite e cheiro verde ..., enfim mandioca e suas variedades .

     A mandioca possui fibras , vitaminas do complexo B , ferro , fósforo , potássio , cálcio e não possui glúten .

    Tudo isso significa dizer que a mandioca é uma excelente fonte energética e pode ajudar e muito as pessoas que praticam atividade física para uma boa forma ou mesmo os atletas .

  As receitas não faltam , basta usar a criatividade .

terça-feira, 5 de agosto de 2014

( RE ) CONSTRUÇÃO .

       

POSSO ME (RE)CONSTRUIR Á CADA SEGUNDO POR MAIS ÍNFIMO QUE POSSA SER OU PARECER , POIS EM MINHA ALMA /OFICINA DE SONHOS CONSTRUO MEUS RASCUNHOS / RABISCOS E ESBOÇO DE FORMA INCANSÁVEL MINHA FELICIDADE !!!!

E CÁ ENTRE NÓS DO QUE VALERIA A VIDA SEM SONHOS PARA EMBALAR NOSSA SUTIL REALIDADE ?!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

VIVA A MAÇÃ !

            Simbolo do Pecado Original a maçã é conhecida desde que o mundo é mundo e possui muitas propriedades que auxiliam a manutenção da saúde além é claro de ser uma excelente opção para o preparo de várias receitas .

          Desde o tempo de nossas avós a sabedoria ensina que para combater a diarreia nada melhor do que uma maçã  e a lista de benefícios segue ...


Sem contar que uma maçã ao dia ajuda e muito a manter a saúde dos dentes e gengivas , pois promove uma limpeza natural na boca .

A praticidade da fruta é incontestável , pois cabe em qualquer bolsa , sendo ótima opção para o lanche da manhã ou da tarde .

Na salada é sempre uma boa surpresa encontrar pedaços frescos e crocantes de maçã vermelha ou verde e nada tão saboroso quanto um suco de maçã .

Ah, sim mas o ideal é que a fruta seja bem lavada e consumida com a casca .

sábado, 2 de agosto de 2014

ENFIM , O FDS !!!!

      É um verdadeiro paradoxo esse " negócio " de tentarmos entender o tempo .


      Quando ( mal ) nos damos conta estamos em pleno agosto , ok !

     Mas a semana em si parece que demora a passar , a segunda-feira parece que fica meio que entranhada em nós e seguimos arrastando os demais dias .

    Mas , ufa !!! Chegamos ao fim de semana .

   E que possamos todos ter um maravilhoso sábado e um domingo hiper legal , para que nossas energias de recuperem e a semana chegue mais amena .

   Muita paz , saúde e sorte para todos nós e um maravilhoso FDS !!!

  Beijos !!!!

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

QUE VENHA AGOSTO ... E SEJA GOSTOSO !

                Se até então não tínhamos nenhuma dúvida da velocidade exorbitante da passagem de 2014 , agora é fato : chegamos ao oitavo mês do ano .


             E até aqui foram "... tantas emoções " , copa vergonhosa , catástrofes comunitárias , guerras insanas e por aí segue a lista .

          Mas não sejamos ingratos , muitas emoções boas também se apresentaram em nossas vidas , graças ao bom Deus !

          E ao começar a escrever essa " croniqueta " , me surpreendi realmente com o plausível passar demasiado rápido dos minutos / horas /dias /semanas /meses ...

       Então , que venha agosto e traga em si muitas coisas maravilhosas e claro , sempre principalmente muita saúde para todos nós e que todos aqueles a quem amamos continuem á nossa volta .

      Só resta então desejar com todo pensamento positivo : SEJA MUITO BEM VINDO AGOSTO !!

     Chegue mais devagar , manso e de preferência seja gostoso com temperatura amena no corpo e um calor bem intenso na alma .

     FELIZ AGOSTO PARA TODOS NÓS !!!!!