quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

COINCIDÊNCIA INFELIZ OU AVISO ?!

        Eu particularmente não acredito em coincidências e sim em avisos de Deus .


       Ainda em meio a tristeza que marcou o Brasil no domingo dia 27 , quando centenas de jovens morreram na boate Kiss em Santa Maria , buscando novas informações na mídia , me deparei com uma imagem que me assustou e me chamou a atenção .

    O cartaz da banda Gurizada Fandangueira mostrou uma caveira pegando fogo tocando e atrás muitos jovens em meio ao mesmo fogo .

   O rapaz que aparece ao lado do cartaz foi o responsável em ativar o sinalizador que causou a enorme tragédia na madrugada de domingo .

    Para quem sabe ler um pingo é letra , já dizia minha avó .

    Uma imagem que fez com que me sentisse mal só em olhar e saber o que aconteceu depois .

   Foi uma espécie de prenúncio da tragédia .

   Horrível .

 

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

DIA DA SAUDADE .

         A palavra saudade significa de acordo com o dicionário " uma sensação de incompletitude , de privação de pessoa , lugar ou experiência bem vivida e da qual sentimos falta ".


     Saudade é uma palavra brasileira que foi adaptada de solidão , na verdade para muitos as duas palavras acabam completando o mesmo sentido .

   E quem de nós não sentiu saudades de alguém se passou por nossa vida e nos deixou marcas ?

   Quem não sentiu vontade de reviver bons momentos entre amigos e familiares , ou retornar ao passado e poder estar novamente inserido em um contexto onde fomos felizes , amados e pudemos abraçar ente queridos que tanto amamos e que já se anteciparam a nós na jornada de volta ao Pai ?!

    A saudade é tema de muitas poesias , crônicas e contos , afinal onde há amor há saudade e é quase uma recíproca.

  Então , podemos imaginar que hoje pudéssemos escolher voltar a uma época e revivermos com toda intensidade algo que nos fez felizes.

    Vamos sentir novamente o cheiro da casa da vovó , receber os afagos dos avôs e os quitutes das tias, voltamos aos almoços alegres e cheios de energias positivas onde verdadeiramente sorríamos e erámos felizes , ainda que querendo crescer bem depressa.

     Pois é , esse dia da saudade me deixou cheia de saudade de momentos maravilhosos que vivi e que hoje não passam de doces recordações e saudades , ainda que amareladas e embrulhadas em papéis coloridos que as guardam na estante da memória.

     

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

DEPOIS DA CASA ARROMBADA ...


        Mais uma vez parece ( não ) fazer sentido o velho ditado : " depois da casa arrombada troca-se a fechadura ".

     Infelizmente a maioria das tragédias ocorrem para quase servir de exemplo aos que a elas sobrevivem e aos seus expectadores .

   Enquanto vítimas são enterradas ou tratadas e familiares se exaurem em doloridas lágrimas , começam enfim a serem tomadas , ou pelo previstas nem que sejam apenas em comentários pontuais para a ocasião, as devidas providências para que não se repitam os trágicos acontecimentos .

 Vem sendo assim desde sempre e em situações diversas e não menos trágicas ou tristes .

 Nas enchentes , desmoronamentos , acidentes pelas rodovias do país , perdas coletivas de vidas jovens e muitas outras situações gritantes .

 Ainda em meio a tamanha dor de acompanhar o fim de uma curta jornada para centenas de jovens , começamos a " nos sentir mais seguros " , digamos assim , pois a partir de então serão tomadas medidas para garantir tranquilidade em meio a curtição .

 Ah , tá !

 E por que será que nada disso foi cobrado de maneira a funcionar efetivamente antes de tudo acontecer ?

 Não falo apenas da tragédia de Santa Maria na boate Kiss , mas falo de tudo que poderia ser evitado se houvessem normas cumpridas , pois de nada adianta serem feitas regras e exigências que acabam correndo frouxas por descaso ou negligência dos responsáveis , em cumpri - las e nos que as cobram ou deveriam cobrá-las .

  Pedimos á Deus conforto aos familiares e a nós mesmos que estamos atordoados com tamanha dor pela perda de tantos jovens que só queriam curtir uma balada .

  Mas honestamente peço á Deus que nosso país mude de verdade a maneira de " levar as coisas dando um jeitinho " e que o sangue e a dor desses jovens sirvam para ajudar efetivamente os governantes e empresários a serem sérios e responsáveis pela sociedade como um todo .

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MAIS DRINKS MENOS VIDA .

        Quem não gosta de um chopp ou uma cerveja gelada , uma caip ou um vinho , de vez em quando ?


       É uma coisa quase cultural sair com amigos e relaxar em meio a um bate papo com um drink e uma isca .
       Até aí , tudo bem .

      O problema é quando o social se torna crônico e pode levar a consequências trágicas e fatais em relação a saúde e ao convívio familiar e social .

   De acordo com informações recentes da ONG CISA - Centro de Informações sobre Saúde e Álcool , o uso abusivo de bebidas alcoólicas pode reduzir a expectativa de vida em até 10 anos .

    Entre os problemas diagnosticados pelo consumo abusivo do álcool , destacam - se : o risco ao sistema nervoso central e ao cardiovascular , incidência de vários tipos de câncer , doenças hepáticas , amnésias , déficits cognitivos temporários , arritmias e cardiomiopatias .

   Sem contar o aumento da pressão arterial , da glicemia e do peso .

   Então gente , vamos curtir a vida e os bons momentos , mas sem exagerar no levantamento de copo .

   Afinal , não somos ratos de laboratório para que fiquemos conservados no álcool .

  Vamos fazer um brinde moderado  e curtir bastante a vida .

domingo, 27 de janeiro de 2013

ATÉ QUANDO ? QUANTAS VIDAS MAIS ?

        Estamos em pleno verão , férias e passeios , isso sem nenhuma sombra de dúvidas é maravilhoso .


        Mas como em tudo na vida temos ônus e bônus , nesse caso somamos com tristeza as perdas de vidas pelas estradas .

     E se falarmos apenas na BR 101 em apenas 27 dias já foram ceifadas 10 vidas .

    Sem entrarmos nas estatísticas da BR 356 que liga São João da Barra a Itaperuna , a RJ 216 que leva a praia campista do Farol de São Tomé , a RJ 158 para São Fidélis e a RJ 224 que leva a São Francisco de Itabapoana .

   Discutirmos as causas dos acidentes é uma questão que acaba caindo no vazio , pois nada irá fazer o tempo voltar e consequentemente as vidas serem recuperadas .

    Imprudência , correria , estradas mal conservadas , falta de duplicação , alcoolismo , enfim ... podemos continuar a discorrer sobre tais possibilidades , todas infelizes e fatais .

     Pelas pistas da BR 101 , encontramos marcas sempre novas de acidentes cotidianos .

    Como sempre viajo com meu marido para o Espírito Santo ás sextas-feiras , enfrentamos receosos a rodovia , suas curvas e retas e após a divisa de estados muitos buracos , na verdade crateras mortais , pois parece que trafegamos dentro de um video game , se fugimos dos buracos corremos o risco de encarar caminhões "voando" na outra pista .

    De acordo com a Autopista Fluminense , até 2017 poderá acontecer a duplicação em nossa região , mas e até lá ?

   Mas precisamos falar sério e ver que não basta deixar a culpa na concessionária , que aliás cobra um pedágio muito caro , hoje R$ 3,10 e que daqui há cinco dias irá custar R$ 3,30 , temos que fazer nossa parte .

    É lamentável demais encontrar corriqueiramente na mídia estatísticas fatais como resultado do que deveria
ser a volta ou a ida de um final de semana , ou de uma viagem de férias .

   Só resta depois é claro de pedir proteção á Deus , esperar que algo seja feito pelos homens , mas enquanto isso não acontece , fica a pergunta : até quando ?

   Quantas vidas ainda serão necessárias até que providências sejam efetivamente tomadas e que os motoristas também façam sua parte ?

 

sábado, 26 de janeiro de 2013

MENOS DEPRESSÃO PELA DIETA .


   Todos os meses surgem novas dietas com promessas mirabolantes e quase milagrosas de nos devolver a boa forma e ajudar a manter a saúde e a autoestima .

  Mas a dieta mediterrânea ganhou adeptos e boas referências dos cientistas de todo o mundo , que informam que além de ajudar na manutenção do peso ideal , faz com que os seus seguidores apresentem menos chances de desenvolver depressão .

   A modalidade de dieta se baseia em uma alimentação rica em peixes , verduras , legumes , frutas, cereais , azeite , fontes de ácidos graxos insaturados , baixo consumo de carnes e laticínios e outras fontes de gorduras saturadas .

    A dieta prevê também o consumo moderado , mas regular de álcool .

   Pesquisadores americanos , divulgaram o resultado de pesquisas realizadas com 10 mil espanhóis adeptos da dieta mediterrânea , onde se descobriu que os indivíduos que seguem a alimentação apresentam um risco de 30 % menor de desenvolver depressão em relação aos demais .

   E vamos combinar que uma alimentação com peixes , frutas e cereais é no mínimo deliciosa e nada monótona de ser seguida .

  Vamos tentar , começar um novo ano com mais saúde e disposição , sem sacrifícios ?

  Eu topei o desafio .

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

DIA DO CARTEIRO . 25/01

    No dia 25 de janeiro de 1663 foi criado o Correio Mor no Brasil , na época Luiz Gomes da Matta Neto veio com a corte de Portugal e ficou responsável pela troca de correspondência entre os nobres.


 No ano de 1835 surgiu a empresa dos Correios que deu início a entrega de correspondência nos domicílios, uma prática que dura até os dias atuais.

 Mesmo com o advento do correio eletrônico , existem hoje espalhados pelo Brasil cerca de 50 mil carteiros e carteiras que são responsáveis pela entrega diária de aproximadamente 40 milhões de objetos .

 E desde sempre nos acostumamos a receber e esperar com ansiedade até , em alguns momentos de nossa juventude o chegada do carteiro , o qual sabíamos ( e até hoje sabemos aqui em casa ) o nome do profissional que sob chuva ou sol vem nos entregar notícias boas ou ruins , mas que chegam sempre de maneira pontual e solítita.

A todos os carteiros , um muito obrigada por tudo .

 FELIZ DIA !

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

DIA DO APOSENTADO. 24/01

    Hoje é comemorado o dia do aposentado , alguém que trabalhou e contribuiu em muito para o crescimento do país , que criou filhos , netos e que fez toda a diferença na sociedade.


  São milhares de homens e mulheres que se esforçaram na labuta diária , para uns mais amena , para outros braçal.

 Uns foram reconhecidos pelos feitos , outros nem tanto já que vivemos em uma sociedade cheia de divergências e valores distintos.

 Mas a todos os aposentado de todas as áreas de atuação , um muito obrigado pelo que plantaram , que nos ensinaram , que cuidaram de nossa saúde . construiram nossas casas , organizaram nossos documentos , cuidaram de nossa vida financeira.

 A todos os trabalhadores  aposentados do Brasil uma gratidão pelo muito que se doaram .

A todos os trabalhadores aposentados desse nosso pais , um voto : saúde e uma esperança : que chegue um dia em breve onde todos sejam devidamente gratificados pelo muito que fizeram e ainda fazem.

 Parabéns aos aposentados que hoje são integralmente avós e pais que após terem aberto todos os caminhos aos mais novos , agora os acolhem com ternura e segurança em seus braços .

Parabéns pelo dia e muita saúde para aproveitar a aposentadoria .

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

MAIS CIGARRO , MAIS CÂNCER .


        Eu sei , falar sobre o cigarro e os inúmeros problemas que ele pode ocasionar para a saúde dos fumantes é como " chover no molhado" , aliás como me falou uma amiga outro dia enquanto fumava e eu brinquei com ela " está se matando não é ?" e ela brava me respondeu " quando vocês falam isso com a gente dá mais vontade ainda de fumar , só de raiva ".

      E lá se foi ela fumando mais uns muitos cigarros , ciente de todos os riscos que corre ao acender um vício incandescente.

   O fato é que de acordo com pesquisadores de todo o mundo os fumantes têm nada menos do que 25 vezes mais probabilidade de desenvolver câncer de pulmão e boca .

   Segundo o professor Riad Naim Younes da Universidade de São Paulo - USP e autor do livro O CÂNCER , a maioria dos pacientes com a forma pulmonar da doença é de fumantes ou ex-fumantes , o que chega a 90 % dos casos .

   Mesmo nós que somos fumantes passivos corremos o risco de desenvolvermos a doença , em um percentual de até 2 %.

   Ainda de acordo com Riad , as pessoas que deixam de fumar passam a ter após oito ou dez anos de abstinência do tabaco , as mesmas probabilidades de um não fumante tem de desenvolver um câncer , ou seja menos de 2 %.

   A vida é para ser vivida , bem vivida , então apague o cigarro e garanta saúde.

 

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

1001 UTILIDADES EM 10 VOLUMES.

       Quem olha para ela pensa até que possui apenas o papel de clarear os pêlos e deixar literalmente com aparência oxigenada , mas desconhecem as muitas utilidades da água oxigenada de 10 volumes .


     Como enfermeira conheço algumas de suas facetas úteis e muito , como por exemplo, remover sangue e outras secreções corporais de roupas , para desinfectar ferimentos ajudando na cicatrização dos mesmos e para ajudar a descobrir a presença de sangue oculto nas fezes.

    Mas as vantagens da água oxigenada não param por aí , ela pode ser usada após as refeições em bochechos para eliminar germes e clarear os dentes , eliminar bactérias das escovas de dente se mergulhadas em uma solução com ela e água comum.

   Para eliminar o mau cheiro dos pés e das axilas basta passar a água oxigenada nestas partes á noite , pois ainda de brinde ganhamos o fato de nos livrarmos dos fungos .

   Para ser pingada no nariz em uma solução meio a meio com água filtrada , além de desobstruir ajuda a eliminar fungos e bactérias que levam a sinusites e resfriados , basta pingar umas gotas e depois de alguns minutos assoar o nariz.

   Na área doméstica a água oxigenada possui também muitas outras utilidades como desifectar e clareas roupas quando deixadas de molho em água comum e água oxigenada antes de lavar .

  Para limpar superfícies como banheiro e cozinha , tábuas de carne e utensílios deixando - os além de higienizados , livres de muitos microrganismos causadores de doenças.

   Sem falar de suas outras vantagens como : ser barata , fácil de transportar e de usar , é eficiente e não possui efeitos colaterais .

    Fica aí uma boa dica !

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO .

    Ainda que os homens que existiram nos primórdios do mundo não soubessem como definí-la a religião sempre esteve presente em suas vidas.

   Como designação podemos falar que se tratam de rituais praticados em grupos ou sozinhos , mas sempre se lembrando de agradecer a uma força superior fosse na mais remota era ou nos dias atuais.

  Hoje um terço da humanidade é cristã e apesar do assunto religião ser cercado de dogmas e não dever ser tema de discussões , muitas outras religiões existem e fazem parte da vida e da cultura de todos os povos do planeta.

  Se formos buscar um sentido para a palavra podemos ser levados a  designação de um conjunto de regras e doutrinas que tem por dever , digamos assim , de nos moldar e guiar nossas atitudes .

  Mas que a fé é a mola mestra da humanidade e que todos os homens de alguma maneira proferem uma religião , e acredito que mesmo os que se denominam ateus, podemos ter certeza.

 Então que o dia de hoje marque a tolerância religiosa , a crença e a fé de cada indivíduo como parte do todo que forma o universo.

 Talvez, se os homens entendessem bem o sentido da religião não houvesse tanto derramamento de sangue em nome da religião que prega acima de tudo o bem e o amor ao próximo.

 E então , pudéssemos repetir e vivenciar a " paz na Terra aos homens de boa vontade".

domingo, 20 de janeiro de 2013

PORQUE É VERÃO !!!


         Vamos combinar que não existe época mais gostosa do que o verão que combina com férias , amigos  e nossos churrascos ou aquele peixe assado especial , drinks , sucos e cervejas geladas , um mergulho no mar ou na piscina , sob as bençãos do astro rei e quando a noite chega curtir aquela lua mansa e a brisa quase fresca .

       O ano na verdade parece ficar com preguiça de começar em pleno verão e vamos nos adiando e deixando para amanhã o que poderiamos até fazer hoje .

      Em pleno verão ninguém , ou quase ninguém quer saber de compromissos importantes , reuniões , nada que nos faça lembrar que teremos um ano cheio na agenda , mas que por ora está ainda por vir .

    Que bom !

    Crianças de férias , alegria contagiante pela casa que fica mais colorida e fresca , apesar do calor .

    No final de tarde uma chegadinha na praia , uma caipitanga com camarão ao bafo , ou uma cervejinha com manjubinha frita , são sempre ótimas opções .

    Quando chega a sexta-feira ... rodas na estrada e pronto : estamos á caminho do paraíso , aí sim relaxamos de verdade , lógico que após enfrentarmos a BR 101 ,seus buracos e perigos .

    Em pleno verão , conseguimos fazer uma quase alquimia cerebral e nos permitimos esquecer dos problemas cotidianos e da rotineira luta pela sobrevivência em todos os sentidos , violência , dívidas , aborrecimentos .

  Lembramos quase vagamente do IPTU , IPVA , da matrícula e do material escolar , da mochila nova , da academia , isso fora as contas mensais .

  Mas , espera aí , é verão .

  E queremos mais é esquecer ou pelo menos deixar de lembrar de coisas que não nos lembrem o colorido da estação.

 Quando jovens verão era lual , paquera , serenatas , bailes no clube de Grussaí e muitos amigos sempre em volta , dia e noite .

 Saudades boas , que hoje eu já uma mulher de meia idade guardo em uma " cristaleira mental" com delicadeza e cuidado.

  Então é hora de brindar o verão e as novas realizações ( mesmo que sejam de boas risadas com familiares e amigos queridos ) e por vezes fazer essa espécie de flash back .

 Feliz verão a todos nós , sem esquecer é claro do protetor solar.

 No mais , sombra e água fresca para recarregar as baterias .

sábado, 19 de janeiro de 2013

QUEM QUER UM SORVETE ?

  Moramos em um pais tropical com clima geralmente quenteeeeee e naqueles dias que parece que vamos entrar em ebulição nada melhor do que um refrescante e delicioso sorvete , não é não ?


  Que o sorvete é fonte de vitaminas além de ser mar uma delícia , já sabemos , mas você sabe de onde veio essa guloseima gelada ?

  As lendas que envolvem a criação do sorvete são muitas , mas há duas principais . Para uns o sorvete surgiu há mais de três mil anos no Oriente quando os chineses misturavam neve aos sucos de frutas para refrescar a bebida , mas também ainda sobre o Oriente diz-se que os chineses faziam uma mistura de leite de arroz e misturavam com neve , algo que lembra o nosso atual sorvete.

 Outra versão dá conta que há cerca de 1.900 anos o então Imperador Nero ( aquele que botou fogo em Roma ) ordenava aos escravos que fossem ás montanhas buscar gelo para congelar mel , sucos e polpas de frutas. Ou seja o piromaníaco acabou ajudando a criar o sorvete.

 No Brasil o sorvete chegou oficialmente em 1835 , quando dois comerciantes abastados compraram a carga de 270 toneladas de gelo que chegou á bordo de um navio no Rio de Janeiro e começaram a acrescentar o gelo as frutas.

Naquela época não havia como conservar a iguaria gelada o jeito era avisar o horário que seria feito o sorvete para que fosse então comprado.

 Mas os americanos são os maiores consumidores de sorvete do mundo e chegaram a implementar o mês de julho como dedicado a deliciosa sobremesa , que tem no dia 14 a data nacional de consumo.

 Tudo bem que após adicionar cristais de gelo , leite em pó , creme de leite , gordura e polpa ou suco de frutas o sorvete ainda passa por um longo trajeto até que seja  colocado para congelar e que possamos consumir.

 Como nem sempre precisamos nos preocupar com todas essas etapas , ufa! , aproveitamos para consumir o sorvete puro , com calda , com bolo , na casquinha , no copinho , expresso...

 Ou seja , ele é gostoso de qualquer maneira e que tal um sorvete de sobremesa ou no lanche de hoje?!

 Os sabores são variados e agradam a todos os gostos , tem de frutas , de cachaça , sorvetes afrodisíacos , de pimenta , de rapadura , ou seja... do que se imaginar e muitas vezes do que nem imaginamos.

 Eu quero!!

 E de preferência um de cerejas , uma delícia !!!


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

SAUDÁVEL QUE SÓ ELE .

          Uma quase unanimidade é ele , cheio de ingredientes que esbanjam muita saúde em meio a goles de puro sabor e quanto mais natural melhor .

        Já deu para adivinhar que estou falando dele não é ?! O suco de frutas .

       O suco é responsável pela hidratação do corpo , levando saúde junto com frescor , sem contar na capacidade de ajudar o organismo a assimilar nutrientes encontrados nos alimentos .

     Entre muitos dos benefícios dos sucos , que aliás diga-se de passagem é super prático de ser feito e barato , estão a capacidade de aumentar o desempenho físico e cardiovascular , reduzir a pressão arterial , melhorar a qualidade do sono , controlar a temperatura corporal , ajudar no funcionamento dos rins , intestinos e facilitar a digestão e ainda por cima a deixar a pele mais bonita .

   Sem falar na imensa variedade de opções que temos espalhadas por esse enorme " país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza ".

   Podemos fazer sucos de frutas , mistura - los com hortaliças e criar nosso próprio e bem diversificado cardápio de sabores.

  Ao fazermos nossos sucos podemos nos sentir meio que alquimistas , buscando misturar sabores e benefícios para agradar ao paladar e melhorar a saúde .

   E cá para nós , nesse calorão nada melhor do que um suco bem geladinho para mandar a sede para bem longe não é não ?!

    Então , já escolheu o sabor de hoje ?

  OBS: Você pode acompanhar outras matérias sobre saúde na Coluna Falando em Saúde no site www.ururau.com.br e no Programa Falando em Saúde ( canal 16 da Viacabotv pela Tv Litoral e canal 7 da Vrtv pela Tv Goitacá.)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ENCONTRADAS 18 CABEÇAS HUMANAS.

          Tudo parecia estar correndo , quer dizer voando bem , até que ao passar pelo scanner no aeroporto de Chicago 18 cabeças humanas ficaram retidas por problemas de documentação.


         As cabeças estavam embalsamadas , etiquetadas e com a causa mortis , todas vindas de Roma após terem sido usadas em estudos científicos .

      As peças anatômicas estão á caminho do serviço de cremação em Chicago onde finalmente poderão " descansar em paz" após anos de auxilio a novas descobertas.

     Mas ao chegar em solo americano foi constatado que faltam ainda alguns documentos para que haja a liberação das cabeças para o destino que as aguarda.

   Por ora , as 18 cabeças permanecem no IML americano aguardando para seguir viagem final.

  Eu só imagino o susto dos funcionários ao avistarem a " bagagem "!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

DENGUE NA ESPREITA .




           O ano nem bem começou e o número de casos de dengue em Campos dos Goytacazes já é alarmante , 151 casos registrados no Centro de Referência da doença .

   Esse quantitativo significa que até o dia 15 cerca de 10 novos casos de dengue foram registrados e que é muita coisa .

        O que já nos leva a pensar, sem nenhuma sombra de dúvidas, que estamos em meio ao início de uma epidemia de dengue , fato alarmante .

       Como cidadãos temos a obrigação de cuidar pelo menos de nossas residências haja visto que estaremos zelando pela nossa saúde e ade nossas famílias .

      Então é sempre hora de cobrir caixas d'água , colocar areia nos pratos dos vasos de plantas , verificar se não há nenhum recipiente com água parada , limpar as calhas , enfim ... espantar o Aedes aeghipty de nossas vidas.

    Receba o agente de saúde e deixe que ele com treinamento específico ajude a encontrar se for o caso e a eliminar os focos do mosquito assassino.

     A dengue mata e nós não podemos permitir que essa doença nos vença .

   

    

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ÁGUA DE COCO É TUDO DE BOM !

             Até um tempo atrás especialistas em nutrição do mundo inteiro discutiam sobre os benefícios da água de coco , pois até então , eles achavam que a bebida ainda que totalmente natural, poderia engordar muito haja visto que possui em sua composição frutose e gorduras saturadas.

          Com o passar dos anos e o aperfeiçoamento das pesquisas descobriu-se que a água de coco é rica em vitaminas , minerais , aminoácidos , antioxidantes , enzimas e fitonutrientes que ajudam o organismo a funcionar com mais eficiência.

         Atualmente a água de coco é reconhecida mundialmente como a bebida mais compatível com o corpo humano , podendo até ( SOB ORIENTAÇÃO MÉDICA ESPECIALIZADA) ser administrada na veia .

     Por conter minerais iônicos ( eletrolítico) a água de coco é semelhante ao plasma humano e ganhou fama internacional de ser o melhor reidratante oral .

    Além de todas essas descobertas ainda por cima é uma delícia!

   Mas os benefícios não param por aí , os cientistas afirmam que a água de coco tem muitas outras propriedades , como por exemplo : reduz a pressão arterial , a glicemia , as doenças cardíacas , as placas de ateroma ( gordura ) responsavéis pela aterosclerose , ajuda nas funções renais , protege contra vários tipos de câncer , facilita a digestão , ativa o sistema imunológico , previne cãibras e ajuda a conter o envelhecimento .

  Não conheço nada mais gostoso do que uma água de coco gelada para amenizar o calor , outra boa opção são os gelinhos de água de coco para melhorar o sabor de sucos .

  Gente , presta atenção é 100 % saudável , saborosa , refrescante e ainda por cima barata .

  Fala sério , água de coco é tudo de bom !!!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

RÁPIDO E GOSTOSO .

     Se existem duas boas definições para o sanduíche podem ser exatamente essas : rápido de ser feito e gostoso de ser consumido em lanches a qualquer hora do dia e da noite.

     Essa " invenção " veio diretamente da aristocracia inglesa por volta de 1762 , quando os nobres começaram a colocar pedaços de carne entre duas fatias de pão , para não perder tempo com refeições.

   E a idéia deu tão certo que se espalhou pelo planeta inteiro , sendo que cada um de nós dá ao próprio lanche a pitada de criatividade que mais agrada ao paladar.

  Os sanduíches podem ser hiper , super , mega calóricos ou naturais e muito saudáveis , basta que saibamos escolher e dosar bem os ingredientes do recheio.

  Podemos colocar queijo e umas folhas de alface , rúcula e tomate e comer quase sem culpa  em relação a balança ou para quem ousa desafiar os tais ponteirinhos do peso muita carne , ovos e maionese .

  O fato é que se em qualquer estação o lanche é bem vindo , no verão quando não queremos e nem devemos perder tempo na cozinha , porém precisamos nos alimentar e cuidar bem de nossos filhos o sanduíche é sempre uma saborosa idéia e bem prática .

  Tem sanduíche individual , tem aquele á metro , tem com pão integral , com pão francês ou de forma, enfim... o que não falta é opção .

 Que tal um sanduba hoje no lanche ?!

  Garanto que vai agradar em cheio até o mais exigente gosto .

domingo, 13 de janeiro de 2013

OLHA AÍ O PICOLÉ !!!!!!

       Quem de nós não passou e ainda passa o verão nas praias e corria ao portão ao escutar o grito " olha ê o picolé ".?!

      Em nossa casa de verão , eu e meus irmão tínhamos até conta aberta por papai com o vendedor , imagina isso ?! Picolé o dia inteiro !!!

     O vendedor de picolé faz sucesso até os dias atuais nas areias quentes quando oferece uma opção gostosa de refresco .

    São picolés de frutas variadas , ao leite ou com água e frutas , de cachaça até para quem quer uma versão mais " diferente" da pinguinha.

    Uma boa opção que agrada adultos e baixinhos e que em geral custa barato e oferece um amplo cardápio de opções .

   O picolé foi mais uma invenção que surgiu ao acaso em 1905 , quando o então menino Frank Epperson de 11 anos ,americano, esqueceu um copo de suco com uma colher dentro no quintal da casa dele em uma noite gelada .

 No dia seguinte Frank encontrou o que seria o primeiro picolé ( mas apesar disso somente muitos anos depois ele se dedicou a ganhar dinheiro com a invenção/ descoberta, antes tentou se estabelecer no ramo imobiliário , mas essa é outra história).

  O fato real é que em meio a um mergulho e uma dourada sob o sol ( com protetor solar sempre , é claro) um delicioso picolé tem seu lugar garantido.

   E então , só resta "afiar os ouvidos" para esperar o vendedor oferecer a delicia refrescante , o mais difícil é escolher o sabor , cada um mais gostoso que outro .

  Eu por exemplo , vou de pitanga , graviola , maracujá ...

sábado, 12 de janeiro de 2013

SOB O SOL .

   É verão o mês janeiro a estação é férias que rimam com curtição , bronze , festas e cultivo de momentos que em breve serão doces e felizes recordações.


  As praias estão em verdadeira ebulição , a alegria se prolifera no ar e a vida parece passar mais leve e amena nesse período.

  As cores deixam o corpo bronzeado pelos beijos ardentes do " astro rei" realçados e saudáveis .

 Pelas ruas as calçadas se transformam em alegres vitrines falantes e festivas , afinal é verão e a vida, ou melhor os problemas parecem ser temporariamente " suspensos" como que saindo da nossa grade de programação .

 E que bom que pode ser assim , desta maneira recarregamos as baterias e vamos aos poucos ganhando expectativas para começar o novo ano , que sabemos no fundo no fundo só se inicia após o carnaval , que aliás diga-se de passagem está logo ali há menos de um mês.

 As noites são quentes , porém se refrescam nos bate-papos com amigos , com as geladas e os petiscos saborosos.

Os dias ferventes intercalam a amenidade do churrasco com um mergulho nas piscinas e ondas.

Então vamos todos , todos mesmo como em uma enorme comunhão , aproveitar ( com responsabilidade é claro) cada momento sob o sol e as estrelas que brilham mais intensamente no céu da estação do calor e das cores.

 Vamos curtir cada dia de quente verão nos preparando para caminhar serenos sob as folhas do outono , sob o vento frio e o cinzento inverno e pensar que podemos colher as flores primaveris na breve e doce expectativa de novo verão.

Dessa maneira ,  a vida pode parecer mais colorida , mas doce e animada e nossas energia sempre podem ser renovadas .

 Mas tenho que repetir sempre e sempre : prudência e responsabilidade são itens inseparáveis em qualquer estação do ano.

 Álcool e direção jamais fazem um bom drink , protetor solar é item indispensável e elegante da bagagem de praia .

 No mais que possamos nos esparramar sob o sol .

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O QUE ARDE CURA !

 Quem não se lembra de já ter ouvido essa frase : " o que arde cura o que aperta segura" ?

 Dita por nossas avós quando crianças nos machucávamos e precisávamos de cuidados para ficarmos bons.

Pois é , esse ditado antigo , cai como uma verdadeira luva quando o assunto em questão é a pimenta.

Claro , ela arde , queima, parece provocar um incêndio de proporções variadas em nosso organismo , a começar que os olhos lacrimejam o nariz escorre e as papilas gustativas muitas vezes parecem que vão sair da boca.

 Mas prestem atenção ! A pimenta além de ser um gostoso tempero é também um importante e potente medicamento com poderes analgésicos , anti- inflamatório , antioxidante , cicatrizante , anti séptico e xarope.

Sem falar que possui vitaminas A , E e C , ácido fólico , zinco e potássio .

A pimenta ajuda a reduzir as dores de cabeça causadas pela enxaqueca , a cicatrizar feridas , a reduzir a obesidade e a hipertensão arterial , entre muitas outras propriedades.

Todos esses benefícios se devem a substância capsaicina encontrada na pimenta vermelha e na piperina encontrada nas demais pimentas.

 E saibam que quanto mais ardida a pimenta mais endorfina o organismo recebe para ajudar a combater as dores.

 Entre os benefícios da pimenta os cientistas destacam : melhora a digestão , ajuda a cicatrizar úlceras , atua como antioxidante , aumenta a imunidade , previne câncer , depressão , gripes e resfriados , doenças cardiológícas e circulatórias  entre outra .

A pimenta é considerada como um alimento funcional ou seja tem propriedade de promover e preservar a saúde e seu principio ativo é usado em vários remédios para combater a dor.

De acordo com os estudiosos , a dose diária de pimenta deve ser de pelo menos uma pimenta malagueta pequena ao dia.

 Pois então , agora que sabemos mais sobre esse remédio ardido ... vamos nos aproveitar de seus benefícios.

 E cá para nós uma pimenta tem seu lugar garantido á mesa , pelo menos para mim que sou suspeita para falar pois adoro pimenta.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

APRENDER DORMINDO...

      Pesquisadores do instituto israelense Weizmann , realizaram um estudo que comprovou que o cérebro humano tem a capacidade de captar e apreender novas informações enquanto dormimos.


   Há anos estudos vêm mostrando que os bebês aprendem enquanto dormem e agora sabe-se que o mesmo vale para nós adultos.

    Para realizar a pesquisa que durou três anos 55 pessoas foram expostas a sequencias de sons e cheiros durante o sono e se detectou que os participantes passaram por uma aprendizagem associativa.

  Os mesmos particpantes acordados repetiam as reações que expressavam quando expostas aos mesmos estímulos enquanto adormecidas.

  A descoberta pode ter sido um avanço no estudo da capacidade do cérebro humano obter uma aprendizagem mais complexa durante o sono.

 Aí vale dizer que enquanto " descansamos carregamos pedras " .

 Mas por outro lado , podemos aproveitar a soneca para aprender novos idiomas e quem sabe para dar uma reforçada na matéria das provas !?

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

MAIOR$ A R$ENDA MAIOR O PESO .

        Quanto maior a renda maior o consumo e consequentemente o peso .

       Esse dado surge como resultado de uma pesquisa da Associação Paulistana de Supermercados ( APAS) que é responsável por mais de 30% do faturamento dentro do referido setor no Brasil.

      Com o aumento da renda , as classes C, D e E estão consumindo mais os alimentos : congelados , carne , leite em pó , doces prontos e biscoitos.

   Por sua vez o Ministério da Saúde realizou um levantamento que revelou que a proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7% no ano de 2006 para 48,5% em 2011 , ou seja houve um aumento no percentual de obesidade que foi de 11,4% para 15,8%.

   Comer bem é ótimo ,mas a obesidade é considerada um sério fator de risco para doenças cardiovasculares , diabetes e hipertensão arterial , entre outras.

   Sem falar que a obesidade é hoje uma questão de saúde pública e considerada um dos males do século , inclusive atingindo crianças e adolescentes.

  Vale ficar de olho no que consumimos , afinal aumenta o poder de aquisição e podemos escolher alimentos mais saudáveis e de brinde levarmos uma vida melhor.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

PERFUME DE PIZZA ?

          Uma pizza quentinha é algo indescritível e maravilhoso , mas para ser consumida da maneira convencional.

       Mas como a criatividade das pessoas não tem fim , uma rede de fast food resolveu criar uma fragrância própria para agradar aos clientes.

    Através das redes sociais fez uma pesquisa e o nome do novo perfume é Pizza Hut , com aroma de uma caixa de pizza sendo aberta.

   No total 100 criaturas sortudas ( ou nem tanto) receberam amostras grátis do novo perfume.

   Mas imagina só sair pelas ruas com cheiro de pizza ?!

  Pior ainda se na massa o recheio for de bacon , cebola , carne seca , calabreza ...

  Sem falar no risco que existe ainda de um faminto qualquer" agarrar" o aroma da pizza e meter os dentes.

  É cada uma...

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

QUE TAL UM PASSEIO Á LUA ?

 
          Hoje pode parecer coisa de ficção científica , mas dentro de poucos anos será realidade passar uns dias na lua.

        No que depender da empresa Golden Spike , duas pessoas podem passar três dias e meio visitando e até pisando no nosso satélite , isso após nove dias de preparação e um desembolso de nada menos do que US$ 1,5 milhões.

    A expectativa é de que o primeiro voo aconteça já em 2015 em uma viagem de ida e volta ( é claro) que será realizada em um ônibus espacial confortável e seguro .

   A empresa é dois ex - medalhões da Nasa , que desejam otimizar os já existentes ônibus espaciais e vender o sistema de viagem aqueles que desejarem fazer uma expedição á lua.

   Tudo ótimo , por uma pechincha destas qualquer um de nós podemos dar uma fugidinha de final de semana ou feriadão e ir procurar crateras lunares , ou com mais um pouco de sorte quem sabe tirar uma foto com São Jorge lá na lua.

  Uma dúvida que tenho é : será que vão haver paradas no meio do caminho ? Quem sabe algum planeta...

domingo, 6 de janeiro de 2013

VEGETARIANISMO EM ALTA.

             O Brasil vem á cada dia ganhando mais adeptos do vegetarianismo , hoje cerca de 8% da população se define como seguidora desse regime alimentar.

         Em uma pesquisa realizada pelo Ibope , Fortaleza foi a campeã de adeptos da dieta dos vegetais, somando um total de 14%.

        Em segundo lugar chega Curitiba com 11% dos moradores seguindo o vegetarianismo.

        Já Brasília , Rio de Janeiro e Recife possuem 10% de vegetarianos , enquanto Belo Horizonte conta com 9% de adeptos.

       O estado de Sâo Paulo e Salvador ficaram abaixo da média nacional com apenas 7% de seguidores da dieta rica em vegetais.

     Uma prova de que a busca pela saúde perfeita vem trazendo bons resultados entre a população brasileira.

    Uma opção sem dúvida mais saudável e muito mais barata e com muitas variedades de cardápio.

sábado, 5 de janeiro de 2013

CAIPIRINHA : ELA REINA NO VERÃO.

                 Não vamos discutir se a cerveja gelada ou caipirinha ganham o primeiro lugar na lista de preferência dos brasileiros , principalmente nos dias e noites quentes do nosso verão .

             O fato é que a "caip",possui muitos admiradores e versões variadas.

            Mas você sabe como surgiu o drink ? Vamos lá .

            A caipirinha surgiu em São Paulo no ano de 1950 através de trabalhadores rurais , que aproveitaram a tradicional cachaça , limão que havia com fartura , açucar e gelo .

         A bebida chegou até a ser usada para curar gripes e doenças respiratórias.

        Pois é, mas foi apenas em 1995 que a bebida entrou oficialmente na lista de drinks em um congresso no Canadá.

      Em 31 de outubro de 2008 o Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial da União a maneira correta de fazer a caipirinha , eis a " receita".

      A graduação alcoólica deve ficar entre 15 e 36% em volume , os ingredientes naturais devem conservar o sabor e o aroma naturais da matéria prima, o limão deve render 1% de suco com no mínimo 5% de acidez e a quantidade de açúcar deve estar limitada entre 10 e 15 gramas por litro. Ao que parece o gelo e a sacudida ficam ao gosto de cada um.

    Pois bem , com o passar dos anos a bebida ganhou novas versões e ingredientes variados.

    Hoje existe a caipirosca que troca cachaça por vodca , a caipiríssima que leva rum e até caipisaquê (com a bebida fermentada de arroz de origem japonesa).

     Bem quanto as frutas , em um país como o nosso tropicalíssimo , as variedades são inesgotáveis.

    Existe caipfrutas de maracujá, cacau, caju, gengibre, uva , abacaxi com hortelã , caranbola, pitanga, lima da pérsia ... enfim até com limão.

     Então , já temos a receita , as opções e o calor , basta escolher a caip e dar uma sacudida com gelo.

    Mas atenção é preciso lembrar que bebida alcoólica em demasia faz mal a saúde e que se beber nem pensar em dirigir.

   Viver exige prudência e moderação .

   Um brinde !

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

VODCA CEGA E UÍSQUE SALVA HOMEM.

         Um conto de bebuns é o que tudo indica que o título sugere.


        Mas a história é real e aconteceu na Nova Zelândia com um homem de 65 anos chamado Duthie , que há 20 sofre de diabetes.

     Pois bem , Duthie que tomava 10 remédios por dia para controlar a doença , resolveu dar umas " bicadas" em umas doses de vodca na festa de 50 anos de casamento dos pais dele.

   Cheio de sono foi para o quarto e de repente sentiu um blecaute em sua vida , estava sem enxergar nadinha de nada.

  A esposa de Duthie o levou ao hospital e ele foi direto para a UTI , onde os médicos constataram coma diabético pela bebida.

 A solução ? Ele teria que receber etanol ( encontrado em bebidas alcoólicas) , o que não havia ( obviamente ) no hospital.

 Mas um funcionário comprou uma garrafa de uísque de boa qualidade ( é claro) e a bebida foi administrada por uma sonda nasoenteral em Duthie.

  Cinco dias após o início do tratamento ele abriu os olhos e novamente " se fez a luz" , estava curado.

   Mas de acordo com os médicos e brincadeiras á parte , o caso é sério e ele poderia ter morrido .

  Duthie voltou a enxergar e jurou jamais voltar a beber , sem contar que de 10 passou a depender de 15 remédios diferentes por dia.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

PORTAS ENTREABERTAS...

                

             Pois é muitas vezes caminhamos pela vida apenas nos equilibrando pelas margens , cheios de dúvidas e sem nenhuma certeza.

           Talvez nos pareça mais seguro deixarmos nossas portas entreabertas pois podem aparecer momentos de fuga ou de esconderijo e não estamos aqui para tentar sequer abrir as portas que a vida nos oferece .

        Talvez nem queiramos fechar as portas que a mesma vida nos oferece .

        Preguiça , medo , covardia , acomodação ...?

        Quem poderá saber o que se encontra enclausurado nos entremeios das verdades guardada / aguardadas em nossa alma...

       Mas talvez valha á pena tentarmos escolher a opção mais acertada , ao menos para o momento , afinal por algumas vezes somos os detentores das chaves de nossa vontade de sair e enfrentar o mundo ou de apenas nos deitarmos e adormecermos em busca do sonho da paz.

    Obs: Você poderá ler outras crônicas , poesias , contos e tautogramas em minha página no Recanto das Letras. www.recantodasletras.com.br/autores/marciabarcelos.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

UMA NOVA AQUARELA ...

       Mais um ano começa e graças a Deus o mundo não acabou .

       As esperanças se renovam e precisamos acreditar que nesse ano iremos conquistar o que desejamos e mantermos o que já possuímos. 

      Mas o que ora me move é a vontade de que meu ano começe branco , virgem , alvo como uma nuvem , a espuma do mar e uma folha de papel que silente aguarda um indício de vida.

     Sim , quero que meu ano começe branco para que cada dia , cada segundo eu possa colorir das cores e nuances que quiser.

    Dessa maneira farei minha própria tela da vida com as cores que me forem apresentadas.

    Em dias de luz talvez eu escolha o amarelo e o azul , em tardes de paz quem sabe a minha tonalidade venha a ser o laranja de um por de sol no horizonte sobre o mar verde.

    Sim , dias irão ser respingados de lágrimas cinzentas de cansaço ou mesmo tristezas cotidianas .

    Em algumas noites o prateado da lua irá ser o tom ideal de minha tela/vida , que aos poucos irá ganhar tons dourados dos primeiros raios de sol.

   Terei momentos rosas de amor intenso , outros de apaixonado vermelho .

   Não vou usar pincel , nem cavalete .

    Terei minha própria tela mental que irá se desenhar á cada emoção que vier e que venham muitas e bem coloridas.

     E o amarelo vai estar presente algumas vezes nas lembranças guardadas na estante da saudade , no sorriso esvaido nas fotos de papel ( tão antigas quanto o próprio sorriso).

   Mas uma coisa é certa : se começarmos nosso ano em branco , teremos ao final de 2013 uma linda e única tela , confeccionada pelas fadas , duendes e gnomos que habitam o nosso mundo encantado mais secreto e rico de encantamento.

    Então , meus amigos a vocês também desejo um começo de ano branco ,mas que á cada dia mais e mais cores se introduzam nas suas telas e que possamos juntos fazer uma linda exposição de nossa arte pela galeria da vida.

   Boas tintas para nós !
  
   E que ao final de 2013 cada um de nós tenhamos a mais linda e colorida tela de nossas vidas.

   


 

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

FELIZ ANO NOVO !

 E finalmente vamos aos poucos nos despedindo do ano que nos acompanhou até então.

 Passamos pelo Natal , pelas festas , pelas dores , tivemos esperanças e muitas vezes as vimos fenecer.

 Temos e deveremos sempre ter muita fé , afinal novos dias estão se iniciando e devemos recepcioná-los da melhor maneira possível ,para quem sabe eles nos retribuirem com muita coisa boa.

 Sim , sabemos que nem tudo foi feito de momentos bons , também choramos e nem sempre foi de alegria.

 Sentimos saudades , tivemos vontades não satisfeitas e sonhamos sem nem mesmo ter certeza da realização dos nossos sonhos.

 Uns se foram para sempre e outros chegaram para jamais nos deixar .

 As festas por vezes deram lugar as dores e na mesa da vida nem sempre os doces foram as sobremesas mais degustadas , houve amargura em meio a algumas caixetas coloridas .

 Os brindes por vezes pareceram sem sentido , sem gosto e sem  graça , mas a vida merece ser brindada á cada dia.

 E enfim é ano novo.

 O ano de 2013 começou com uma lua cheia no céu que se coloriu de múltiplas cores dos fogos de artifícios , com festas e sons , com esperança e fé.

  Então 2013 , nasceu carregando a simbologia do número 6 , sim pois 2 + 0+1+3 = 6 , uma representação de amor , de compreensão e de equilíbrio.

  O ano que terá como arcano nas cartas de tarô a carta dos enamorados , que parecem anunciar e quase pedir mais sentimento entre as pessoas , mais união e que demonstra a importância de saber usar o livre arbítrio.

  Então que venha 2013 e que chegue em festa de cores e músicas em meio a esperanças de um amanhã sempre renovado e mais forte e feliz.

  Que as drogas , a violência , o desamor , a desunião possam se esvair na aquarela da vida de todos nós e que a luz do amor de Deus nos acompanhe á cada dia.

 Enfim , que venha 2013 pleno de PAZ , AMOR , SAÚDE , SORTE , ALEGRIAS , CORES , SONS E FRATERNIDADE.

  FELIZ ANO NOVO !