sábado, 31 de março de 2012

QUE VENHA ABRIL !!!

    Se tradicionalmente o ano começa em março,estamos então encerrando o primeiro mês " útil" de 2012.

    Já nos despedimos do verão,o calor está mais brando com a chegada do outono e agora vamos esperar abril... que seja bem vindo!

   O quarto mês do ano, recebeu o nome de abril, que se origina do latim Aprilis ( abrir). É o único mês dentre os 12 do calendário que não termina com a vogal " O ", pois é associado a Afrodite a Deusa do Amor.

   Abril é dos signos de peixes e áries...

  É também o mês que começa com o dia da mentira. E por falar nisso...

  Gostaríamos de ver na mídia que o crescente número de assaltos,mortes, doenças,drogas e roubalheiras em geral não passassem de uma brincadeira, ainda que sem nenhuma graça.

  Como não há infelizmente nenhuma chance,ainda que remota,disso acontecer,vamos tentando apenas sobreviver á cada dia e curtir o 1º de abril,para quem sabe, brincarmos de ser felizes e livres para ir e vir sem risco de morrer á qualquer momento com balas perdidas, bueiros explodindo e tanta violência. A morte por causas naturais está cada vez mais rara.

    Então...

   Que venha abril, com o doce colorido da Páscoa e que os ovos  de chocolate venham com recheio de paz,amor,fraternidade e amor ao próximo.

    Um ótimo presente aos homens de boa vontade,que lembrem da Paixão de Cristo e pratiquem o amor ao próximo.
   Que venha então abril, mês do Inconfidente Tiradentes e de São Jorge ( nos valha sempre Jorge Guerreiro ! ).

   Que venha  abril, comece brincando de mentir,apenas para fazer sorrir.

    Ah, sim! Se abril começa com o dia da mentira, é bom lembrar que no dia 3 deste mês se comemora o dia da verdade.

        E não é mentira !!!
 

MENOS PEÇONHA Á PARTIR DE AGORA.

 O verão já terminou e com ele o forte calor está diminuindo,bem como os acidentes com animais peçonhentos.
   De acordo com informações do Instituto Butantan, entre os meses mais quentes do ano, novembro a março, os casos de acidentes com animais peçonhentos como cobras,aranhas e escorpiões chegam a aumentar em até 80 %.
   As explicações para esse aumento? ! Pois bem, segundo o biólogo do Instituto Marcelo Belini, a principal causa é o calor, época do ano onde as pessoas se vestem menos e buscam ficar mais tempo ao ar livre, em parques,trilhas e cachoeiras.
 
    É também no verão que as cobras tem filhotes e com o aumento do metabolismo cresce também a necessidade de buscar alimentos. Portanto,antes de sair por aí, preste atenção por onde anda.
   Nos 3 primeiros meses de 2012, foram registrados em Petrópolis 10 acidentes com animais peçonhentos, sendo 3 com serpentes e 7 com aranhas.

   Já no sul do Espírito Santo, o maior problema foram os escorpiões. Em Atílio Vivacqua, foram capturados mais de 300 até o início de março deste ano.
    A estatística mais alarmante e que virou um problema de saúde pública,foi no Paraná,onde foram registrados 4.800 casos de picadas por aranha marron.
  Em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio, tivemos o primeiro caso de picada de aranha viúva- negra.
   O Instituto Butantan informou que os estados do Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas apresentam mais variedades de aracnídeos,entre eles a viúva negra, a aranha marrom e a aranha armadeira.
   Os acidentes com as aranhas ocorrem mais facilmente,após chuvas quando elas deixam os locais alagados e buscam outros mais secos para se esconder, soma-se a isso,o fato de ser no verão que os insetos nascem em maior quantidade.
    As orientações do Instituto Butantan para picadas de cobras são basicamente: lavar o local com água e sabão e buscar atendimento médico. Não fazer torniquetes, nem cortes,ou mesmo sugar o veneno.
   Se a ferroada for de escorpião, a orientação é colocar uma compressa morna sobre a ferida e buscar atendimento médico.
   No caso das aranhas deve-se ir imediatamente buscar socorro.
   Um lembrete: em casos de acidentes com animais peçonhentos deve-se ir a um hospital público para receber o soro antiofídico,ou antiaracnídeo, os hospitais particulares não tem o antídoto.


sexta-feira, 30 de março de 2012

PARQUE SÃO CAETANO SOFRE COM FALTA DE ENERGIA

             No Brasil a rede elétrica possui 90 mil kms de extensão.
 
             Campos dos Goytacazes, foi a primeira cidade da América Latina a ter luz elétrica, o que aconteceu em 1883,quando D.Pedro II, inaugurou a Termelétrica a vapor.

            Mas, não isso não é uma aula de história. Todos sabemos que um dos fatores que nos proporcionam conforto é a energia elétrica e também sabemos que por ela pagamos bem caro, diga-se de passagem.
      
          Mas nas duas últimas semanas os moradores de algumas ruas do Parque São Caetano, estão apenas com a segunda parte : pagando bem caro.

       Em 10 dias, são frequentes os apagões,após a rede elétrica estourar , os prejuízos além é claro da falta de energia, começam a ser contabilizados : portões automáticos e cercas elétricas  queimados,aparelhos eletroeletrônicos danificados e uma pergunta: quem vai pagar por isso?

     A Ampla é solicitada no ramal de emergência e chega em até 12 horas. Emergência???

    As equipes chegam sobem nos postes, fazem remendos e ajustes e ... finalmente dá se a luz!

  O problema é que poucas horas depois, mais estouros e outra vez, cadê a energia elétrica ?


  Os moradores estão andando " ás escuras" sem saber a quem recorrer.
   Quem vai resolver a situação? As mesmas pessoas que cobram alto preço pelo consumo da energia elétrica ?  Ou os moradores que devem guardar mais um dinheiro por mês para pagar também os prejuízos?

quinta-feira, 29 de março de 2012

MELHOR AMIGO DO HOMEM PRECISA DE AMOR

     Quem tem um  animal de estimação em casa, sabe muito bem como eles chegam de mansinho e quando menos se espera tomam conta do espaço e do coração dos donos.

     São os melhores amigos do homem, sem dúvida.
     
     Estão sempre por perto,não exigem nada além de bons tratos e carinho e em troca muita disposição para brincar,fazer companhia, se doar ao seu melhor amigo.

   Mas infelizmente nem todos os animais de estimação tem a sorte ao lado,muitos são agredidos,negligenciados e abandonados pelos donos.

   Uma estatística triste e gritante, afinal,não sabem nem podem se defender sozinhos.

  Pensando no bem estar de cães e gatos,entre muitos outros animais de estimação, a Sociedade Mundial de Proteção Animal ( WSPA), lançou a campanha Guarda Responsável.

    Entre as reivindicações da WSPA, a observação de cuidados básicos com os animais, como:

  -  O animal deve sempre estar sempre: livre de sede e fome,confortável,sem dor,ferimento ou doenças,livre de medos e angústias ou seja ser bem cuidado e ter retribuido o amor que oferece ao dono.

   Manter a saúde do animal em dia é garantir que a saúde da família que o cria também esteja protegida.
 
    Para maiores informações sobre a Guarda Responsável, basta acessar www.WSPA.com.br.

   Vale á pena investir nessa amizade.


    

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO EM MAIO.

    O Ministério da Saúde informou que a campanha nacional de vacinação contra a gripe sazonal ( gripe comum) estará acontecendo entre os dias 5 e 25 de maio de 2012.

    A vacina é feita com cepas de vírus com maior circulação no ano de 2011.

   De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina também vai imunizar contra a Influenza A ( H1N1),a gripe suína.

  O público alvo da campanha de vacinação são idosos ( maiores de 60 anos),população indígena,crianças entre os 6 meses e os 2 anos de idade, mulheres grávidas em qualquer período de gestação e profissionais de saúde.

   O Ministério da Saúde, informou que em 2011 foram vacinados 25 milhões de pessoas.

 Vale lembrar que as doenças sazonais que mais se manifestam no outono são:  gripes,resfriados,otites,alergias,pneumonias e sinusites.

   A explicação é simples: nesse período do ano a temperatura cai e o clima fica mais seco,sem as chuvas que " limpam" o ar.

   As pessoas tendem a se aglomerar mais e com isso,as doenças de transmissão virais acabam atingindo uma proporção maior.

   A vacina é de graça e basta se encaminhar aos postos de saúde para recebê-la.

REGIME JURÍDICO ÚNICO.

   A Associação dos Servidores do HFM, convocou em caráter de urgência uma assembléia extraordinária agendada para o dia 02/04/2012,próxima segunda-feira,ás 18 horas, no centro de estudos do hospital.
   Na ocasião da convocação,foi encaminhado ao Vice-Prefeito Dr. Chicão,Presidente da FMS,um convite para participar da assembléia,onde serão prestadas informações sobre o transformação de servidores celetistas em estatutários.

     * Extraído do Blog da Associação dos Servidores do HFM ( 29/04/2012)

quarta-feira, 28 de março de 2012

ATÉ ONDE O MEDO É SAUDÁVEL?

Desde que o mundo é mundo o medo existe como um dispositivo de segurança.
 
  Imagine só se nos jogássemos aleatóriamente do telhado, colocássemos as mãos no fogo, enfiassemos os dedos nas tomadas ou ainda se resolvessemos pular na frente de carros e trens.

  Certamente a humanidade estaria bem menor e os sobreviventes,mutilados.

   O medo faz com que tenhamos bom senso,prudência e limites.

  Mas até que ponto o medo pode ser considerado normal e aonde começa a patologia?

  Uma das doenças mais comuns relacionadas ao medo é a Síndrome do Pânico, que normalmente acomete pessoas ansiosas em demasia após sofrerem acidentes,perdas de ente queridos ,doenças,abandonos,etc.

    Mas vamos entender o que é a doença? Em primeiro lugar há que se saber que síndrome é um conjunto de sinais e sintomas que caracterizam uma doença.

   Para a psicologia, a síndrome do pânico pode estar bem próxima a depressão.

   Em geral a causa da síndrome do pânico é genética e normalmente acomete adultos que quando ainda crianças eram tímidas em demasia ou hiperativas. Mas nem todos tímidos ou hiperativos vão desenvolver a doença.

   Os sinais e sintomas são tremores,fraqueza nas pernas,taquicardia,sudorese,ondas de frio ou de calor,vertigem e sensação de perigo e morte.

   A crise dura em média 10 minutos e enquanto ocorre há uma espécie de colapso total das faculdades de pensar e dominar o corpo.

   O tratamento é psicoterapia e medicamentoso.

  Pois é, temos que ter cautela,prudência e medo saudável. Mas quando sentirmos que estamos ansiosos demais,devemos procurar ajuda profissional.

    Se cuide,seja feliz.

   OBS: Você pode acompanhar essa e outras matérias no site www.ururau.com.br, na coluna Falando em Saúde e também pela Tv Litoral ( canal 20 viacabotv) no Programa Falando em Saúde.

O RISCO É DE VIDA.

 Viver é cada vez mais um risco. Em cada canto á espreita um risco diferente: se estamos em casa ( trancados,entre grades,cercas elétricas,muros enormes e cães ferozes) há o perigo de sermos assaltados e feitos reféns,pelas ruas então...o que falar?

  Se não formos assaltados,assassinados,espancados,corremos o risco de sermos atropelados por vans enlouquecidas, motos descontroladas, ônibus desembestados,motoristas apressados e quando não alcoolizados e até ciclistas estão se tornando um perigo de morrer e de atropelar.

  Vai já distante a época onde podíamos brincar nas ruas,praças e sentar nas calçadas tranquilos.

  Vivemos á cada dia perdendo mais a qualidade de vida e a expectativa de que um dia as coisas melhorem.

    A sorte é sobrevivermos ao dia,chegarmos inteiros ,junto aos nossos ente queridos para cada noite.

   No Espírito Santo a mais recente forma de se assaltar é aguardar o semâforo fechar, rouba-se carro,moto, o que puder. Na primeira quinzena de março foram registrados 22 roubos de veículos, entre os que esperam pelo sinal verde e os que estavam estacionados.

   No interior de São Paulo, os ciclistas são empurrados das bicicletas que são roubadas.

   Quem curte uma caminhada ou corrida, tem que correr dos ladrões de celulares,relógios e o que mais puderem levar.

    Abrir um negócio : antes de estudar custo X benefício, tem que se acrescentar alarmes,câmeras,segurança e claro, prejuízos com furtos e assaltos.

    No Rio de Janeiro, além dos assaltos e balas perdidas, são bueiros que estão matando por toda parte.

   E cá para nós, ainda dizem que o risco é de morte, a verdade é que o risco enorme e de vida.

terça-feira, 27 de março de 2012

PROJETO DE LEI PARA ENFERMAGEM.

   A Associação dos Servidores do Hospital Ferreira Machado ( ASHFM),tem a grata satisfação de informar a todos auxiliares e técnicos de enfermagem que : o Projeto de Lei que tramita na Assembléia Legislativa Federal,em Brasília,para a implantação das 30 horas semanais,piso salarial igual para auxiliares e técnicos ,conta agora com  Deputado federal Anthony Garotinho como relator.

   A categoria aguarda com ótimas expectativas a aprovação do Projeto de Lei.
 
   * conteúdo extraído do Blog da Associação de Servidores do HFM,em 27/03/2012.

 

sexta-feira, 23 de março de 2012

AS MOTOS ESTÃO MATANDO

 O sonho de consumo de qualquer pessoa atualmente e em especial dos jovens é uma motocicleta, não é verdade?

    Claro, afinal o custo é acessível, a economia com combustível e a rapidez de deslocamento são fatores que enchem os olhos .

   A velocidade que chega a ser confundida com liberdade é um belo atrativo para quem quer curtir a vida,sem gastar muito.

  Mas socorro!!!!!!!!

  As motos estão matando ,aliás os seus pilotos estão se matando descabidamente.

  A quantidade enorme de acidentes envolvendo motociclistas é gritante,são adolescentes,jovens e  adultos que engrossam as estatísticas de socorro do Corpo de Bombeiros e de atendimento nos Pronto Socorros e clínicas hospitalares.

  As fatalidades ganham várias desculpas, como se fosse possível darmos desculpas para tais.

  Já presencie incontáveis jovens que pegaram a moto para " dar uma chegadinha até alí" e muitos não voltaram, outros perderam partes importantes dos corpos como olhos,massa encefálica,braços,pernas.

  Outros com menos sorte,perderam a vida de maneira banal.

  Corre-se de moto, vento no rosto,capacete no cotovelo ,calçado aberto, roupa inadequada e ... ninguém espera que aconteça consigo,mas infelizmente todos estamos sujeitos aos caprichos do destino,que muitas vezes acaba nos trapaceando e levando o sopro que nos mantem vivos.

  Se for possível adquirir uma moto, que o faça,mas que junto com o veículo se leve sempre na bagagem responsabilidade, prudência, respeito ao trânsito, amor ao próximo e amor a própria vida que muitas vezes se esvai,tal qual água por entre os dedos e ficamos nós profissionais de saúde, sofrendo á beira de leitos,pedindo a Deus que nenhuma outra vida se perca tão precocemente.

 Cuide- se, ame-se e viva muito.

A DROGA DAS DROGAS.

 Uma verdadeira calamidade de saúde pública se espalhou pelo Brasil, no início sorrateiramente e até de forma tímida. No entanto, com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia o que deveria ser eliminado, só fez crescer,tal qual massa de bolo, dobrou de tamanho.

   As drogas que matam nossos jovens, as armas que não vemos abertamente mas que são totalmente letais, devastadoras da sociedade,das famílias e das expectativas de futuro.

   Os nomes e as espécies variados, maconha, haxixe,crac,heroína,ectasy,cocaína e muitas outras denominações de armadilhas á espreita de jovens que acabam por cair nas teias de traficantes inescrupulosos que viciam nossas crianças para enriquecer ilicitamente.

   Mas a droga é como o cigarro, o alcóol, a velocidade... pode-se deixar quando o desejar.

 Mentira, as drogas lícitas como tabaco e alcóol, não se deixam ao bel prazer do usuário,não cedem aos apelos de quem quer a algum tempo deixá-las,imagine as ilícitas.

 As crises de abstinência são terríveis, as crises pela sobrevivência são brutais,insanas.

  As drogas não apenas destroem quem as consome,mas toda uma família,que se degrada aos poucos e acaba por ruir de uma só vez.

   Falta respeito  e amor ao próximo, falta pulso com os jovens, falta invadir a intimidade do jovem e descobrir o que há em seu mundo,falta ser pai e mãe e quando der também amigo dos filhos.

  Com quem saem, aonde vão, estão aonde disseram que iriam?

   A verdade é que parece muito fácil, e é, se obter acesso livre as drogas,o traficante parece estar em todo lugar.

   O difícil é sair desse ardiloso mundo,escuro e frio,violento e solitário. É um mergulho sem volta muitas vezes.

  Falta fé e força para ver que não se chega a nenhum lugar sem lutar,nada que valha á pena vem fácil,é oferecido de mão beijada,há que se brigar para ganhar o pão de cada dia, para ser alguém.

  Mas a realidade infelizmente traça diariamente um perfil obscuro,de estatísticas terríveis espalhadas pelo país. Jovens estão morrendo por causa das drogas.

  Aonde está o barato disso?

  O Brasil que já foi considerado um país de jovens,hoje é um país de idosos. Muito bom,pois significa que a expectativa de vida aumentou e oferece melhor qualidade.

   Mas aonde estão indo, o que estão fazendo nossos jovens?

   Até quando ficaremos atados, inertes e totalmente impotentes contra as drogas das drogas?

quarta-feira, 21 de março de 2012

ENFIM O OUTONO ...

Certamente todos sabem que outono é a estação intermediária entre verão e inverno. Época das colheitas,das folhas secas que voam ao sabor do vento e a alcunha dada a fase que precede a "melhor idade".

    Não sabemos ao certo se o verão se despede no outono ou se é o inverno que chega sorrateiro e silencioso ,precedido pelo sereno das frescas madrugadas que sucedem as claras e quentes horas diurnas.

    O céu mais claro,mais azul,mais sereno. O vento mais ameno,uma quase brisa e um cheiro de ar puro espalhado pela vida.

   É claro que por ser uma estação mais propensa ao clima seco, aumentam as alergias e os problemas respiratórios,afinal,nem tudo são flores ou melhor folhas.

   Mas a verdade é que no outono a vida parece fazer uma reciclagem dela mesma.Acaba - se o caloroso agito do verão e ainda não estamos preparados para entrar de cabeça e casacos no frio inverno.

   Então,enquanto o verão e o inverno ainda estiverem ou se mantiverem tão únicos em seus (des)temperos climáticos e quase poéticos...que venha e reine o outono.

   Que reinem as folhas secas formando tapetes coloridos e de variadas formas,que os tons do infinito se misturem e não caibam em si mesmos de tantas nuances,que as estrelas sejam mais visíveis e a madrugada chore suavemente lágrimas de orvalho para refrescar a terra e os filhos de Deus.

    É festa, enfim. Que venha o outono e nos ofereça oportunidade de colheitas fartas não apenas de frutos,mas também de amor ao próximo,respeito,dignidade e fé.

sexta-feira, 16 de março de 2012

HADRIEN THYS.

  Falar apenas que foi lamentável, uma fatalidade ou buscar qualquer outro adjetivo para nomear a morte precoce do Belga Hadrien Thys, de apenas 18 anos de idade , se perde no infinito vazio.

   Uma vida alegre,linda,cheia de vida,planos e apenas começando a florir,um rapaz que chamava atenção pelo jeito de ser: feliz.

   Não tive a sorte a conviver com o Hadrien, essa foi de minha filha e de muitos jovens campistas que dividiram os 9 meses passados junto ao rapaz.

   Atleta, morreu pedalando,uma de suas paixões.

   As desculpas surgem e as (ir)responsabilidades dos motoristas acabam se escondendo em argumentos que se despedaçam tanto quanto o sentimento de todos aqueles que amam o Hadrien.

   O trânsito está inconsequente, a velocidade e a pressa andam juntas, a falta de respeito a vida alheia,o descaso com o outro,a imprudência, a negligência ,o caos.

   Não dá para imaginar a enorme dor dos pais ,irmãos e amigos brasileiros e belgas. Os primeiros em se despedir do filho de coração não com um volte sempre,mas com um adeus e uma saudade insuperáveis.Os pais e irmãos biológicos a dor descabida de dar um até breve na despedida para um intercâmbio,onde se levaria na bagagem conhecimento,amizade e lições de vida e receberem o jovem filho,ainda um menino, apenas em  um corpo sem vida.

  Uma prece e a esperança de que Hadrien Thys, que tanto alegrou quem conviveu com ele na curta jornada terrena,possa estar sempre pedalando nos finais de tarde,pelos canteiros do infinito em direção á Deus.

  Fique em paz menino.

terça-feira, 13 de março de 2012

BR 101, A RODOVIA DA MORTE, ATÉ QUANDO ?

 Fato corriqueiro e infeliz,fácil de ser encontrado nas páginas da mídia: mortes na Br 101.

  Uma real fatalidade a levar embora vidas jovens ou não? Imprudência ou imperícia ? Ou será negligência?

   Mas não basta nomear o fato para que ele se torne menos grave, a verdade é que muitas vidas são diariamente ceifadas pela Br 101.

    Em nossa região,mais especificamente entre Campos e a divisa com o estado do Espírito Santo,a pista em si está mais conservada ( que o valha os R$ 3,10 do pedágio), mas para quem necessita por lazer,trabalho ou qualquer motivo seguir em frente... uma situação gritante e que chega a ser apavorante, são buracos dentro de buracos,verdadeiras crateras que vez por outra recebem uma espécie de remendão, que se postam em boa parte do trajeto. Chegando ao absurdo de encontrarmos buracos onde deveria ser (notem que deveria ser) acostamento, sem falar nos buracos dentro de curvas .

   São carros com pneus furados,rodas quebradas e além do prejuízo monetário, o risco de acidentes graves.

   Se normalmente dirigir é um risco, quando o roteiro percorre a Br 101, o nome a ser dado deveria ser : salve-se quem puder nessa luta para sobreviver.


   Da divisa do Espírito Santo com a Bahia, mais caos,crateras enormes e que teimam em resistir ao tempo, cada vez mais buracos e menos esperanças de uma pista,senão em boas condições,ao menos com melhor manutenção.

    Mas a culpa pelas tantas mortes não é apenas da má conservação da Br 101, existem os pegas,os alcoolizados,os imprudentes,os apressados e os que não se preocupam com a própria vida quanto mais com a vida alheia.
 
    Uma coisa entretanto é certa, a Br 101 precisa de manutenção ,duplicação, atenção e mesmo que tenhamos que pagar mais pedágio.

   O que aliás alguém já comentou : já que pagamos pedágio para ajudar a manter a Br 101,deveríamos abater esse dinheiro do IPVA, que tem servido para quê mesmo ?

 

PICADA DE ARANHA VIÚVA NEGRA.

  Registrado caso de picada de aranha Viúva Negra em área rural de Quissamã. O caso ocorreu no dia 2 de março,quando  o trabalhador rural Amaro Pessanha, foi picado na parte de trás do pescoço ao encostar em uma árvore .

     O trabalhador rural conseguiu pegar o aracnídeo e buscar socorro, apesar de ter do estado clínico do trabalhador rural ter chegado a ser considerado grave,Amaro se recuperou e já recebeu alta.

    Mas o que sabemos da Viúva Negra, ou aranha-de-linho?
   
    A aranha tem cerca de 2 cms, a fêmea possui coloração negra brilhante e uma mancha  vermelha em forma de ampulheta na superfície do abdomen.

     Do gênero Latrodectus, a viúva negra possui essa nomeclatura pelo fato de matar e se alimentar do macho após a cópula.

     A picada da Viúva Negra é geralmente fatal quando em crianças,idosos ou em pessoas com maior sensibilidade,pois o veneno possui ação neurotóxica.

    Os sintomas que surgem  40 e 60 minutos após a picada são: sudorese intensa,dor intensa,ardor ,choque e insuficiências renal e respiratória.

    Pelo fato de não ser comum picada de aranha negra no Brasil o Instituto Vital Brasil,informa que desde 2005, o soro antilatrodéctico ( específico para picada de viúva negra), não é fabricado no país.

  O aracnídeo vive em áreas escuras e frescas, como por exemplo, regiões de vegetação arbustivas.

 É bom ficar de olho...

sexta-feira, 9 de março de 2012

COQUELUCHE CONHEÇA MAIS SOBRE A DOENÇA.


Já são 32 casos registrados de Coqueluche no Sul do Espírito Santo, nos meses de janeiro e fevereiro de 2012, um óbito foi notificado,de um bebê de 2 meses de vida.

No Brasil em 2011 foram registrados 500 casos de coqueluche,de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações.

Mas o que é a coqueluche?

A Coqueluche é uma doença infectocontagiosa,que tem a prevenção através da vacina DTP,que também
 previne contra difteria e tétano.

  As doses da vacina são aos 2,4 e 6 meses de vida,com o primeiro reforço aos 15 meses e o segundo reforço entre  4 e  6 anos.

A doença também conhecida como tosse comprida,é transmitida de pessoa a pessoa por gotículas de secreções de espirros,tosses ou através de objetos previamente contaminados por secreções respiratórias.

A principal característica é tosse extenuante com dificuldade de inspiração( que provoca um ruído do tipo guincho),vômitos e até perda de consciência.

  Na fase inicial a coqueluche pode ser confundida com gripe,pois tem sintomas semelhantes tais como: tosse,febre,mal estar e coriza. Sintomas esses que podem durar até 10 dias.

A coqueluche é mais grave em crianças menores de 6 meses de vida.

O diagnóstico é clínico e o tratamento á base de antibióticos (prescritos pelo médico,nunca se automedique),repouso e aumento de ingestão de líquidos.

Se cuide, saúde é fundamental.

Que venha o vento...

  Que venha sorrateiro/matreiro e silente o vento inocente que faz ciranda ao redor.
  Que venha morno/fresco/frio/quente,mas que se movimente como a dançar.
  Que venha do sul ou do norte/do oeste ou do leste,de todo lugar.
  Que traga vozes de anjos,perfume de flores,tons de infinito e estrelas a iluminar.
  Que venha o vento/invento/momento...
  Que seja intenso/frágil ou forte.
  Que venha ventar a vida e refrescar a alma.
  Se o vento é o sopro Divino,  venha meu Deus a nos abençoar.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulher,sempre mulher!

     Dia 8 de março,dia internacional da mulher!
     Alguns podem falar, e falam: " dia da mulher é todo dia",verdade.
     Mas nós mulheres que nos prezamos curtimos um " afago" em forma de Feliz dia da Mulher, uma rosa,um bombom,um sorriso e uma prece é claro.
    Mulher: mãe, filha, amiga, irmã, avó, neta, guerreira.
    Sabemos sorrir com lágrimas ocultas nos olhos,sabemos chorar sorrindo, somos capazes de sentir o aroma das flores em meio aos espinhos,distribuimos estrelas em meio a tempestades.
Mulher, que disse que somos o sexo frágil?
    Damos a luz em forma de vida e amamos incondicionalmente essa nova vida.
     Somos capazes de levar o mundo nas costas para fazermos felizes os que amamos.
    Somos as verdadeiras filhas de Eva,mas também de Marias,Antônias,Lúcias,Fátimas,Crystinas,Alices,Elisas... somos mulheres filhas de mulheres.
   E sabemos que como dizia o poeta / cantor Gonzaguinha "... cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é".
   E assim somos nós, meninas mulheres/mulheres/meninas,flor e espinho, afago e desabafo,passo e descompasso,rio e mar,lua e sol,... não importa somos parte da alma do mundo,fragmentos de infinito ,criaturas de Deus.
  
  FELIZ DIA DAS MULHERES !!!!!!!!